Domingos Bragança apela à protecção da biodiversidade e um ecossistema saudável

O Presidente da Câmara de Guimarães realça o caminho a seguir para um ecossistema saudável. Domingos Bragança falava na apresentação da Brigada Verde da freguesia de Pencelo, destacado que “mais importante do que qualquer distinção é o caminho que estamos a seguir”, numa alusão à decisão da Comissão Europeia ao não apurar Guimarães para a final do prémio Capital Verde Europeia 2020.

As Brigadas Verdes nasceram no âmbito do projecto Guimarães Mais Verde e pretendem estimular e reconhecer as boas práticas ambientais. “Esse é o caminho a seguir”, reforçou Domingos Bragança.

Junto às margens do rio Selho, o Presidente da Câmara Municipal lembrou que “é preciso protegermos bem a biodiversidade” e “criar melhores condições para um ecossistema saudável e com muita diversidade de vida”. Domingos Bragança destaca o “tema central” na preservação do ambiente com o intuito de continuar a despertar a consciência dos vimaranenses. "Isto não é moda! É um tema central e não é para se viver em abstracto. É concreto! Estamos convictos que este é o caminho a seguir, pela força que sentimos das pessoas no terreno”, prosseguiu Domingos Bragança.

No seguimento da semana em que a cidade de Guimarães ficou a saber que não integra a “shortlist” a Capital Verde Europeia 2020, Domingos Bragança destacou que “mais importante do que a distinção, é o caminho. Sempre assim pensei, senti e disse! Isto dá-nos ainda mais força, pois há muito ainda a percorrer. Conseguimos despertar uma forte consciência ecológica da nossa comunidade. Quero que seja um modo de ser e de estar”, vincou o presidente da Autarquia.

A Junta de Freguesia de Pencelo apresentou a sua Brigada Verde, com o apoio da actriz Sofia Escobar, que aceitou o convite para ser a madrinha do projecto. Nesta fase inicial estão envolvidos na Brigada Verde de Pencelo a Escola EB1 e respectiva Associação de Pais, Centro Social de Pencelo, Grupo de Ginástica Sénior, Grupo de Dança, Grupo dos Jogos da Comunidades e membros da Assembleia de Freguesia.


Marcações: Domingos Bragança, Pencelo, Brigada Verde

Imprimir Email