Termina processo de consulta pública da ETAR de Serzedelo II

Termina esta quinta-feira o processo de consulta pública do estudo de impacte ambiental da construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais Serzedelo II. O projecto prevê a ampliação da capacidade de tratamento de efluentes, evitando que cerca de 50 mil metros cúbicos por dia sejam lançados no rio sem tratamento. A nova estação ocupará uma área de 5,4 hectares em terrenos adjacentes à actual ETAR, na confluência do rio Selho com o rio Ave, envolvendo um investimento na ordem dos 20 milhões de euros.
Se o Instituto do Ambiente não levantar obstáculos à construção da ETAR, a Águas do Ave iniciará imediatamente a abertura do concurso público da obra.
A ETAR Serzedelo II reforçará a capacidade de tratamento de efluentes em 66% da actual, estando perspectivada a sua actividade até 2033, altura em que os caudais médios diários de efluentes industriais poderão atingir os 360 mil metros cúbicos.
Para que seja encontrada uma solução definitiva para as lamas produzidas, está projectada a criação de uma unidade de tratamento, através de secagem que produzirá um granulado que será valorizado, podendo ser utilizado na actividade agrícola.

Marcações: Ambiente

Imprimir Email