PUB: VINHOS DA QUINTA DO ERMÍZIO PREMIADOS

A Quinta do Ermízio é produtora de vinhos Alvarinho e não só, de alta qualidade. Situada em Ronfe, já é uma verdadeira referência daquela jovem Vila, pelo êxito dos seu produtos muito premiados.

Esta quinta, com cerca de 15 hectares de vinha dispersos por várias parcelas, conta com a colaboração diária de três funcionários permanentes. Claro que na altura das vindimas os terrenos se enchem de pessoas para ajudar na apanha das uvas, mas durante o resto do tempo são apenas três pessoas que trabalham na produção do vinho verde Alvarinho que já foi várias vezes premiado.

A Casa Velha do Sobrado foi transformada numa adega e de lá saem pelo menos três vinhos distintos, o Campo do Porral, vinho verde clássico; o Vinha do Cuco, Alvarinho-Loureiro e o Vinha da Bouça, 100% Alvarinho. A adega foi construída em 1984 e dispõe do equipamento adequado para vinificar as uvas com elevado rigor, mas com o mínimo de intervenção, de forma a realçar as características próprias das uvas e estão certificados HACCP. O vinho Alvarinho é maioritariamente produzido nas margens do Rio Minho, e ainda há quem se espante por existir produção em Guimarães. Claro que existe diferença de sabor entre estes e os que são produzidos noutras localidades, mas isso não significa que não tenham tanta ou melhor qualidade, como refere o actual proprietário. António Monteiro é professor catedrático do Instituto Superior de Agronomia em Lisboa e especialista em horticultura. "A tecnologia de vinificação evoluiu muito sobretudo na América e na Austrália, que passaram a poder manipular as uvas e o mosto na adega de forma a darem-lhe o sabor que lhes convém. Aqui é completamente ao contrário. Tentamos que o nosso vinho seja o mais natural possível, servindo a adega apenas para valorizar o que a natureza produziu. Por esse motivo, todos os anos temos vinhos bastante distintos.

Apesar de serem produzidos aqui tudo depende das condições climatéricas." António Monteiro costuma até dizer que os vinhos da Quinta do Ermízio são feitos nas vinhas e não na adega. E parece que esta técnica resulta. Estes vinhos foram premiados com a medalha de ouro e prata no «Concurso Internacional Albariños Al Mundo» por mais do que uma vez.  Este prestigiado concurso é organizado pela UEC - União Espanhola de Provadores de Vinhos - espanhóis, e é sempre realizado num País neutro diferente, sendo o júri composto por especialistas europeus de fora da península Ibérica. alguns dos quais com o cobiçado título de Master of Wine. Todos os países do mundo podem concorrer, mas até à data só os portugueses, espanhóis e agora também os franceses têm participado. São cerca de 100 vinhos que vão a concurso e os vinhos da Quinta do Ermízio já foram premiados várias vezes. "Ganhamos as medalhas de ouro nas colheitas de 2011, 2013 e 2016 com o vinho Vinha da Bouça. Conquistamos a Grande Medalha de Ouro na colheita de 2015 e medalha de prata na colheita de 2013 com o vinho Vinha do Cuco." Os concursos realizaram-se em Londres, Bruxelas e na Irlanda.

As principais variedades de uva são Alvarinho, Loureiro e Trajadura. São colhidas à mão no momento certo da estação, com selecção cuidadosa de cachos na vinha, para alcançar o melhor equilíbrio entre açúcares e ácidos. As uvas são rapidamente transportadas para a adega em pequenos recipientes e imediatamente processadas. Por ano, a Quinta do Ermízio consegue produzir cerca de 120 mil litros de vinho e exporta para o Japão, Estados Unidos, Alemanha, República Checa, Bélgica e, em breve, para a Dinamarca. Em Portugal, por agora, só distribui para o Sul do País.

Se quiser experimentar estes néctares da natureza pode deslocar-se até lá e provar o que por lá se produz.

QUINTA DO ERMÍZIO:

Rua Cidade de Guimarães, n. 872, Ronfe

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

www.ermizio.com

Marcações: Quinta do Ermízio, Vinhos premiados, medalhas de ouro e prata, Ronfe

Imprimir Email