VÍDEO: CIM DO AVE PROMOVE PROJECTO PARA PRESERVAR PATRIMÓNIO INDUSTRIAL

A Comunidade Intermunicipal do Ave promoveu o segundo evento de disseminação sobre o projecto CHRISTA, subordinado ao tema «A valorização turística do património industrial do território do Ave».

A sessão que decorreu na Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães, onde foi apresentado «O plano de ação para o turismo industrial do Ave».

O responsável pelo plano, Carlos Martins, da empresa OPIUM, falou de processo em curso e, por isso, aberto. No entanto e no médio e longo prazo, deve apontar para a necessidade de criar produtos âncora, nomeadamente a transformação da antiga fábrica Sampaio Ferreira, em Riba d'Ave num dos vértices de uma rede que incluirá outros sítios, a par da aposta em artesanato, na valorização da Casa da Memória, em Guimarães, um outro potencial vértice da rede, e na criação de um roteiro turístico.

No imediato, Carlos Martins realçou que podem ser realizadas acções no âmbito de um projeto piloto com a designação de «Ave Rio Trabalhador» para a preservação e valorização do seu património material e imaterial, adiantando que a título de proposta se deveria trabalhar desde já um outro vértice de uma futura rede que passa por uma ligação com o Centro Curtir Ciência em Couros, Guimarães.

O Plano, promovido pela CIM do Ave, tem como objetivo valorizar o património industrial histórico ou activo da região. Está a ser desenvolvido no âmbito do programa INTERREG Europa CHRISTA e deverá ser aprovado pelos nove parceiros dentro de duas semanas.

Presente na sessão, a vice-Presidente da CCDRN - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, Ester Silva, reconheceu ter ficado sensibilizada para a importância de um projeto que pode consubstanciar a "salvaguarda de muito do património industrial da região do Vale do Ave que se encontra em risco". No entanto, alertou para a sua complexidade por fatores que decorrem, em muitos casos, de "processos de falências e, por isso, de natureza judicial".

Paulo Costa Pinto, da CIM do Ave, destacou a importância do projeto ao nível da promoção da região, considerando que pode "ser uma estratégia de gestão, mais do que uma ação de SOS, o que pode levar à proteção e valorização do mais relevante património industrial da região que se encontrar em risco". "Queremos encontrar alguns projetos com mais qualidade que nos permitam traçar um caminho que evidencie as competências que fizeram e fazem a história da nossa região", salientou.

Marcações: CIM do Ave, Turismo Industrial, Christa, Território do Ave, Carlos Martins, Património industrial

Imprimir Email