Presidente da República participou na cópia manuscrita integral de Os Lusíadas

"Em nome de Portugal, a mais sentida gratidão!" Este foi o comentário escrito à mão pelo Presidente da República, após ter participado na cópia manuscrita integral de Os Lusíadas. Marcelo Rebelo de Sousa não esteve pessoalmente na apresentação do projecto do grupo «Voltar à Escola», formado por antigos professores da Escola Secundária Martins Sarmento, apresentado neste domingo, Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, mas o seu contributo foi enaltecido, durante a sessão que 'encheu' o salão nobre da Sociedade Martins Sarmento.

O Chefe de Estado escreveu as três últimas estrofes da obra prima de Luís Vaz de Camões, juntando-se assim ao desafio que envolveu cerca de 450 pessoas, com idades entre os 6 e 95 anos e de diferentes nacionalidades.

Na abertura do evento, o Presidente da Sociedade Martins Sarmento, Paulo Vieira de Castro, destacou "o exemplo e dinamismo de um grupo que mostra o que é ser professor", apontando para o feito inédito da cópia manuscrita agora apresentada figurar na exposição ao lado da primeira edição impressa de «Os Lusíadas» (1572), verdadeiro tesouro nacional, que é pertença daquela Instituição.

A Directora da Escola Secundária Martins Sarmento, Ana Maria Silva, congratulou-se com a concretização do projecto alimentado por pessoas que "demonstram que o espírito de ser professor não termina com a aposentação e continuam com a paixão de ensinar", aproveitando para realçar o contributo dado pelos alunos do Curso de Artes Visuais da Escola que "conseguiram ilustrar a beleza da Língua que é a nossa identidade".

Na qualidade de Presidente da Câmara de Guimarães em Exercício, Adelina Paula Pinto, salientou "o altruísmo, a cidadania e a participação dos membros do grupo «Voltar à Escola» por manterem a ligação ao ensino". "De ideias simples surge sempre o máximo que conseguimos fazer", observou, ao indicar que o projecto reforça "o nosso compromisso com a Língua Portuguesa e enobrece Guimarães".

O Grupo Coral Vilancico, do Conservatório de Guimarães, interpretou temas seiscentistas, seguindo-se um momento em que João Ferreira e Maria Manuela Alcântara fizeram um balanço à iniciativa que durante seis meses teve como lema «Dê 10 minutos à Língua Portuguesa». "Agitamos a bandeira da Língua e 450 pessoas seguiram-nos"; disse Maria Manuela Alcântara, sublinhando as palavras da introdução escrita por Carlos Poças Falcão sobre o projecto: "um belo e consciente anacronismo de amor a Camões e aos Lusíadas".

Marcações: Escola Secundária Martins Sarmento, Grupo Voltar à Escola, Os Lusíadas

Imprimir Email