890 anos da Batalha de S. Mamede comemorados com 10 inaugurações

O programa das comemorações do 24 de Junho – Dia Um de Portugal contempla 10 inaugurações pelo território concelhio de Guimarães que vão ser cumpridas sábado e domingo.

As comemorações iniciam-se no sábado, com a inauguração do Horto da Brigada Verde de Ponte, 9h30, seguindo-se as inaugurações da Biblioteca EB1 da Charneca, nas Taipas, às 10h30, requalificação e beneficiação da rua dos Moinhos, rua Prof. Félix Fernandes Marques, rua Ouvinho Favelhos e rua Boavista, pelas 11h30, na União de freguesias de Briteiros S. Salvador/Briteiros Santa Leocádia.

Ainda no sábado, da parte da tarde, estão programadas as inaugurações da reabilitação do albergue e Capela de S. Crispim e S. Crispiniano, às 15h00, requalificação e beneficiação da rua da Estrada Novam, na União de Freguesias de Gominhães/Selho S. Lourenço, às 16h00, requalificação e beneficiação da rua do Montinho/rua Bairro do Sol, em Pinheiro, as 17h00 e requalificação e 1ª fase de alargamento do Cemitério de Pevidém, às 18h00.

No domingo, Dia Um de Portugal, o programa começa pela 9h00, com o hastear das bandeiras na Câmara Municipal, com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Guimarães. Segue-se a Meia Maratona de Guimarães – Corrida dos Conquistadores / Mini Maratona / Caminhada Solidária, 9h30 e ainda, às 10h00, o Passeio de Bicicleta «Dia Um de Portugal».

Neste dia estão ainda previstas mais três inaugurações. Às 10h30, decorre a inauguração da requalificação e beneficiação da Estrada Municipal 575, na União de Freguesias de Conde/Gandarela, seguindo-se a inauguração da requalificação e beneficiação da rua S. Tiago, na União de Freguesias de Candoso Santiago/Mascotelos. Às 11h45, em Azurém, está previsto a inauguração do reperfilamento da rua de Francos e novo acesso à Universidade do Minho.

Depois das inaugurações será celebrada uma Missa Solene, na Igreja da Oliveira. O dia 24 de Junho encerra com a sessão solene e aposição de medalhas honoríficas, no Paço dos Duques de Bragança. A Medalha de Honra Municipal será atribuída a António Mota Prego e João Gomes Alves. A atribuição das Medalhas de Mérito Municipal foi aprovada por unanimidade para Arménio Sá (Mérito Artístico), Manuel Mendes (Mérito Desportivo) e João Sousa (Mérito Desportivo). A sessão solene tem início às 18h30.


Marcações: 24 de junho, Dia Um de Portugal

Imprimir Email