Festas da Cidade e Gualterianas pretendem envolver associações do concelho

O programa da edição deste ano das Festas da Cidade e Gualterianas, que decorrem 3 a 6 de Agosto, foi apresentado oficialmente esta segunda-feira.

A festa principal do concelho tenta manter uma raiz popular com um equilíbrio contemporâneo, através das associações do concelho como salientou o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, na conferência de imprensa realizada na Associação Artística da Marcha Gualteriana.

"A forma de aumentar os número vivos é trazendo as associações culturais para a Marcha Gualteriana. Assim, as associações podem trazer o teatro, a música ou bombos, ou seja, tudo que é produção cultural, que trazem muita riqueza à marcha. Todos os anos apercebia-se que este número iam perdendo importância, mas isso não pode acontecer porque é uma parte que as pessoas gostam", explicou.

O programa contempla desfiles e concentrações de grupos de bombos, feira do gado, fados, grupos folclóricos, desfile de charretes antigas e várias actividades para os mais jovens como são os concertos com Blind Zero, Agir ou Carlos Ribeiro, que convidou José Figueiras a subir ao palco das Gualterianas.

A Vereadora da Cultura, Adelina Paula Pinto, fala de um cartaz para todas as idades, que tenta trazer o "glamour" à cidade, com um "efeito agregador de várias instituições".

Os tradicionais divertimentos e abarracamentos vão centrar-se nas imediações da Igreja do Campo da Feira e na zona do Teleférico.

Domingos Bragança pretende que as Festas ocupem todo o espaço entre o Teleférico e a Plataforma das Artes. "A observação sempre crítica das pessoas é que nós estamos a afastar da igreja de S. Gualter e S. Francisco. No entanto, queremos que as festas se desenrolem na envolvências destas duas igrejas e se estendam desde do teleférico até à plataforma das artes", disse.

O programa começa no próximo dia 26 de Julho com uma exposição no GuimarãeShopping, da organização da Muralha - Associação para a Defesa do Património.

As festas que são uma organização da Câmara Municipal, d'A Oficina, da ACIG e da Associação Artística da Marcha, e como tem sido hábito, terminam com o desfile da Marcha Gualteriana. José Pontes revela que este ano haverá 9 carros alegóricos e 13 números vivos, mais 5 que no último ano.

As Festas da Cidade e Gualterianas decorrerão de 3 a 6 de Agosto e têm um orçamento global de 250 mil euros.

Marcações: Agenda Cultural, Cultura, Plataforma das Artes e Criatividade, Festas Gualterianas

Imprimir Email