Vitória foi campeão nacional de Voleibol há 10 anos

Completam-se esta quinta-feira, 19 de Abril, 10 anos da conquista pelo Vitória do título de campeão nacional de voleibol da 1ª Divisão. Um feito que, até à data, é inédito. Depois disso, a secção de voleibol do clube já conquistou outros méritos, mas sem equivalência ao que continua a ser o mais notável. Na tarde de 19 de Abril de 2008, no quinto e decisivo jogo em Espinho, o Vitória fez história. Foi a sua época de excelência. Uma recordação ensombrada pela descida verificada no último sábado, perante a Académica de São Mamede.

Os campeões nacionais foram: Hugo Gaspar, Nelson Brizida, Eurico Peixoto, Allan Cocato, Pedro Azenha, Pedro Sousa, Flávio Cruz, Filipe Cruz, Frederico Lages, Jonatas Nascimento, Fernando Ribeiro, Mário Pinto, Bruno Oliveira, Diogo Antunes e Ildnei Oliveira. As novidades nesta época foram o regresso de Flávio Cruz, após uma época a jogar em Itália, e as entradas dos brasileiros Ildnei Oliveira e Jonatas Nascimento. Depois de algumas tentativas no passado, vestiu pela primeira vez as cores do Vitória o internacional Nelson Brizida.

O final de campeonato foi verdadeiramente entusiasmante. O Vitória ultrapassou o Castelo da Maia nos quartos-de-final do play-off em dois jogos. Seguiu-se o Benfica, sendo necessária muita entrega, pois depois de ter perdido o primeiro jogo em casa, o Vitória foi vencer à Luz por 3-2 e pela margem mínima na negra, empatando a eliminatória. Já perante o seu público carimbou a terceira presença consecutiva na final do play-off ao vencer por 3-1 num jogo muito equilibrado. 

A final terá sido das mais entusiasmantes dos últimos anos, com o Vitória a vencer o primeiro jogo mas a sair derrotado nos dois seguintes. Com a eliminatória em 2-1 a favor do Espinho, os campeões em título estiveram a vencer em Guimarães por dois sets a zero, tendo algumas bolas de campeonato. No entanto, o Vitória deu a volta ao jogo, vencendo por 3-2, moralizando-se para o jogo em Espinho, onde viria a sagrar-se campeão, ao vencer o 5º jogo por 3-1. As comemorações do título foram extasiantes, com milhares de vimaranenses e vitorianos a virem para as ruas para saudar a equipa campeã nacional. Comemorações que terminariam no Pavilhão do Vitória nesse final de tarde de sábado com a presença de aproximadamente quatro mil adeptos em delírio.

Este continua a ser o único título de uma modalidade colectiva vimaranense no mais alto escalão de uma modalidade (a par do título nacional de Futebol de Praia também do Vitória). Registe-se que, exactamente por via dessa conquista, o Vitória foi, na temporada seguinte, a única equipa portuguesa a participar numa Liga dos Campeões em voleibol.
Este ano faz precisamente 20 anos após a reactivação do voleibol no Vitória (época 1998/1999) e 10 sobre o titulo nacional de seniores masculinos (2007/2008).

quinta, 19 abril 2018 11:34 em Desporto

Imprimir