Parceiros do projecto Rural SMEs debatem oportunidades para o empreendedorismo rural na CIM do Ave

Representantes de sete regiões europeias estão reunidos, na sede da Comunidade Intermunicipal do Ave, no quarto encontro do projecto Rural SMEs, financiado pelo Interreg Europe.

Desta vez, os diferentes parceiros participam numa sessão de trabalho em que são debatidas as oportunidades relacionadas com as novas tecnologias e a energia no empreendedorismo rural. Neste encontro que tem como anfitriã a CIM do Ave, na qualidade de representante nacional, participam ainda instituições que integram o projecto de Espanha (SODEBUR), Grécia (Region of Western Greece), Irlanda (Tipperary County Council), Eslovénia (Business Support Centre Ltd Kranj), Hungria (Central Transdanubian Regional Innovation Agency Nonprofit Ltd) e Roménia (Chamber of Commerce and Industry Bistrita-Nasaud).

De acordo com a Coordenadora do projecto da CIM do Ave, o Rural SMEs "tem como finalidade a promoção do intercâmbio de boas práticas relacionadas com o empreendedorismo e o desenvolvimento de pequenas e médias empresas em meio rural". Vera Soares justificou a importância para a região, dadas as características do território, em que existem concelhos em que a economia é ainda muito impulsionada pelas actividades ligadas ao sector primário. Por isso, sustentou: "esta partilha de práticas constitui uma mais-valia, para o planeamento do futuro.".

Na recepção aos parceiros europeus, a responsável destacou a relevância da cooperação transnacional, no conjunto das acções que a CIM do Ave tem vindo a desenvolver, nomeadamente na valorização dos recursos locais, através do programa Interreg Europe. "Apesar de todos os programas que têm vindo a ser implementados, no âmbito do apoio às pequenas e médias empresas e ao empreendedorismo rural, o Interreg Europe permite criar uma rede transnacional, fazendo um diagnóstico das práticas existentes em diferentes territórios e depois fazer a sua análise em rede. O objectivo final é melhorar as políticas de apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas", considerou Vera Soares.

Nesta quarta reunião transnacional do projecto, acrescentou, os diferentes parceiros vão trocar experiências "sobre a ligação entre a investigação e a energia em meio rural". "Temos representantes de agências de energia, de agências de desenvolvimento rural, de agências de inovação que vão apresentar as boas práticas que estão implementadas nos seus países. Vamos poder trocar experiências e discutir as principais dificuldades que os empreendedores e as pequenas e médias empresas enfrentam em meio rural", afirmou, ao salientar que o projecto que se prolonga até 2020 procurará "encontrar as melhores soluções para que os parceiros possam desenvolver um plano de acção que será enviado à Comissão Europeia". "Espera-se que o futuro quadro de financiamento comunitário contemple as recomendações que surgirem, gerando novas oportunidades ao nível das políticas de apoio e de financiamento para o meio rural", observou, explicando que o projecto está dividido em duas fases: a primeira, envolve a troca de experiências entre os parceiros e o diagnóstico da situação em cada região envolvida; e uma segunda fase, em que os parceiros tentarão colocar em prática as soluções encontradas, em sintonia com as linhas orientadoras do plano de acção.

Nesta reunião, os parceiros projecto Rural SMEs vão ter oportunidade de apresentar as suas comunicações e participar em debates. Amanhã, o programa da iniciativa contempla uma visita ao Laboratório da Paisagem, em Creixomil, onde será apresentada a Incubadora de Base Rural de Guimarães, terminando com uma deslocação à Póvoa de Lanhoso, onde decorrerão visitas aos projectos Utopia e Vimasol.

A próxima reunião transnacional vai decorrer na Hungria, em Junho, e será dedicada ao tema da "Inovação Social".

Marcações: CIM do Ave, Rural SMEs, Empreendedorismo rural, Interreg Europe

Imprimir Email