Universidade do Minho recebe Fórum “Match@Indústria4.0”

O Fórum “Match@Indústria4.0” decorre esta quinta-feira, no espaço B-Lounge da Biblioteca da Universidade do Minho no campus de Azurém, em Guimarães. A iniciativa visa debater as prioridades e necessidades tecnológicas no sector da Indústria 4.0 e promover a aproximação entre a academia e a indústria, servindo de rampa de lançamento para futuros projectos colaborativos. O evento é cofinanciado pelo projecto U.Norte Inova, no âmbito do Norte2020.

A sessão de abertura é às 9h15, com o pró-reitor da UMinho para a Investigação e Projectos, Filipe Vaz, e a directora do Departamento de Transferência de Tecnologia da TecMinho, Marta Catarino. O fórum conta de manhã com uma sessão de apresentação das competências das universidades do Norte de Portugal nesta área e de casos de sucesso de colaboração universidade-indústria. Segue-se uma mesa redonda com oradores reputados para discutir boas práticas, desafios e experiências.

De tarde, ainda no espírito da promoção e aceleração de projectos colaborativos universidade-indústria, haverá reuniões de match making onde as empresas que previamente registem as suas necessidades e interesses poderão discuti-los com especialistas da área, com vista a futuras parcerias que vão ao encontro dos problemas apresentados. 

A Indústria 4.0, termo que representa a quarta revolução industrial, promete revolucionar a indústria como a conhecemos, reduzindo custos, optimizando a utilização de recursos e aumentando a capacidade produtiva. A utilização e integração de tecnologias como sistemas ciber-físicos, cloud computing, dispositivos IoT, big data, redes de comunicação, ciber-segurança, sistemas inteligentes, simulação, realidade virtual ou realidade aumentada, entre outros, pretende promover a inovação, melhoria e flexibilidade dos processos produtivos e de negócios na indústria ao longo de toda a cadeia de valor.

quinta, 17 maio 2018 09:13 em Economia

Marcações: Universidade do Minho, Match@Indústria4.0

Imprimir