Vitrus vai limpar faixas de gestão de combustível no concelho de Guimarães

A maioria socialista que gere o Executivo vimaranense aprovou, esta quinta-feira, a celebração de um contrato «In House» com a Vitrus, destinado à aquisição de serviços de limpeza de faixas de gestão de combustível.

A proposta mereceu o voto contra dos vereadores da Oposição e a Presidente em exercício, Adelina Paula Pinto, teve de usar o voto de qualidade para vingar o voto favorável dos eleitos socialistas.

Na apreciação, o representante do CDS-PP, António Monteiro de Castro, considerou que a proposta a implica decisões exigentes para a Vitrus, defendendo outra solução para a prestação deste tipo de serviços.

A Vereadora do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente, Sofia Ferreira, justificou que a contratação de serviços à Vitrus decorre da necessidade de cumprir a legislação, garantindo que a Autarquia já iniciou o trabalho de limpeza das faixas de gestão de combustível.

De acordo com a actualização do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios de Guimarães, o Município de Guimarães é responsável pela gestão de combustível de cerca de 100 hectares (incluindo as estradas municipais e áreas industriais).

O documento indica que "verifica-se o provável incumprimento em cerca de 320 hectares de área de casas isoladas da gestão de combustível até 15 de Março, pelo que a Câmara Municipal de Guimarães terá de substituir-se ao proprietário e garantir, até 31 de Maio, a realização de todos os trabalhos de gestão de combustível. Somam-se ainda 1.300 hectares das áreas de aglomerados populacionais".

 

 

quinta, 22 março 2018 18:40 em Política

Marcações: faixas de gestão de combustível

Imprimir