Vereadores da Oposição querem que Município pague inscrições dos atletas de formação

Os vereadores do PSD e do CDS-PP querem que Município de Guimarães assuma os custos relacionados com o seguro, exames médicos e inscrições federativas de todos os atletas de formação das diversas modalidades dos clubes do Concelho.

A proposta «Desporto para Todos» foi apresentada ao Executivo Vimaranense e consta da agenda de trabalhos da reunião agendada para a próxima quinta-feira.

Em conferência de imprensa realizada esta manhã, na sede do PSD, os quatro representantes daqueles partidos justificaram a intenção "há muito reivindicada pelos clubes vimaranenses, praticada por grande parte dos municípios da região".
O Vereador Ricardo Araújo defendeu que "o desporto deve ser encarado como elemento central da qualidade de vida", devendo o Município olhar para os clubes desportivos espalhados pelas freguesias como "parceiros estratégicos no desenvolvimento das políticas desportivas".

Este reforço ao apoio prestado aos clubes, segundo o representante social-democrata, "é decisivo para combater as desigualdades e assegurar a igualdade de oportunidades, garantindo que nenhum jovem vimaranense deixe de praticar desporto, seja em que modalidade for por falta de condições financeiras". Ricardo Araújo salienta que o apoio assenta em "dois princípios essenciais para a relação entre autarquia local e clubes desportivos: confiança e estabilidade".
Quanto à expectativa relativamente ao sentido de voto da maioria socialista, o Vereador do PSD, André Coelho Lima, manifestou a esperança que "a maturidade democrática" prevaleça e que a proposta seja aprovada. "Se os vereadores socialistas consideram que esta é uma medida positiva e que Guimarães deverá abraçar, não se espera outro sentido de voto que não o voto favorável", disse, acrescentando que "seria surpreendente que agora seja reprovada e depois apareça apresentada com alterações de cosmética pelos mesmos vereadores" e lembrando que a maioria das propostas socialistas são aprovadas pela Oposição.
Pelas contas dos Vereadores do PSD e CDS-PP, a aprovação da proposta representa um investimento de cerca de 300 mil euros, valor que segundo Ricardo Araújo corresponde mais ou menos ao reforço do apoio financeiro feito este ano pelo Executivo para a Cooperativa Tempo Livre. "Esse valor seria suficiente para suportar esta medida", afirmou, considerando que "os agentes desportivos principais são os clubes, os atletas, os treinadores e os dirigentes, devendo o Município assumir-se como parceiro.
Reconhecendo que a proposta que agora será sujeita à apreciação e votação do Executivo foi apresentada pela Coligação Juntos por Guimarães, antes das últimas eleições autárquicas, André Coelho Lima justificou esta formalização em "coerência" e "em consequência" do seu compromisso eleitoral. "Tivemos a confiança 36 mil 500 eleitores, votação que dá responsabilidade de apresentarmos aquilo em que acreditamos", frisou, considerando que a viabilização da proposta «Desporto para todos», contribuirá para alterar "um paradigma na relação entre o poder político e os agentes desportivos, constituindo uma oportunidade "para enobrecer a democracia".


Imprimir Email