Maioria socialista rejeitou proposta «Desporto para Todos» dos vereadores do PSD e CDS-PP

A maioria socialista rejeitou, esta quinta-feira, na reunião do Executivo vimaranense a proposta intitulada «Desporto para Todos», apresentada pelos vereadores do PSD e CDS-PP, em pretendiam que o  Município de Guimarães garantisse o pagamento do seguro, exames médicos e inscrições dos atletas de formação das diversas modalidades existentes em todos os clubes do Concelho.

Na apreciação da proposta, o Presidente da Câmara disse que o "apoio às inscrições federativas têm de ser no contexto da formação global". "Tenho alguma reserva... esses apoios não podem ser descontextualizados do apoio à formação. A Câmara tem apoiado todas as modalidades", disse Domingos Bragança, colocando reservas à possibilidade do Município "substituir-se aos clubes nas suas inscrições federativas", com "apoios automático".

O Vereador do PSD, Ricardo Araújo, interveio para sublinhar que "houve o cuidado de elaborar uma proposta que não beliscasse o que o PS e a Câmara têm vindo a fazer em benefício do desporto em Guimarães". "Temos divergências, mas o que está a ser discutido é para adicionar, somar ao que está a ser feito em aspectos muito importantes para o fomento da prática desportiva em Guimarães".

O Presidente da Câmara reagiu, vincando: "não quero a municipalização do desporto".

De seguida, o Vereador Ricardo Araújo chamou a atenção para o facto dos atletas terem obrigações que têm de ser cumpridas para competirem. "A Câmara pode suportar esses custos", afirmou.

O Vereador do PSD, André Coelho Lima, acrescentou que os custos relativamente ao futebol rondam os 100 mil euros, fazendo "alusão à ajuda prestada nos livros escolares em que não se diferencia o rico do pobre".

O Presidente da Câmara insistiu que o Município não se deve substituir às "federações que deviam ter uma política social", defendendo o apoio em função da condição sócio-económica do atleta. "O subsídio à alimentação dos alunos que frequentam as escolas obedece a um inquérito sócio-económico", referiu.

Excerto do artigo que será publicado na íntegra na edição do jornal O Comércio de Guimarães de 27 de Junho

Imprimir Email