Presidente do Hospital afirma que o mandato foi "cumprido integralmente"

O presidente do Conselho de Administração do Hospital da Senhora da Oliveira (HSO) , Delfim Rodrigues, faz um balanço positivo dos seus dois mandatos realizados. O responsável cumpriu esta terça-feira, 17 de Julho, o último acto público com a formalização dos contratos com os novos 63 profissionais de saúde.

Delfim Rodrigues afirmou que a direção desenvolveu um plano estratégico que foi "cumprido integralmente". "O nosso Hospital foi daqueles que praticamente nunca esteve em causa por causa dos recursos humanos, nem mesmo neste período mais crítico que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem passado com a redução das 40 para as 35 horas. Em termos financeiros, estabilizamos o Hospital. O Hospital passou de grande devedor para uma instituição cumpridora, embora todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde tenham situações muito complexas. O nosso Hospital foi último dos hospitais do SNS a entrar numa situação dessas", explicou.

O responsável recordou que desde do ano 2000 que não se investia nos hospitais, mas que a direção deixou um plano de investimentos de 16 milhões de euros em curso, dos quais mais metade está realizado e o restante para finalizar em 2019. "Acho que conseguimos deixar o Hospital enquanto marca institucional bem reconhecido em termos nacionais e internacionais".      

O presidente do HSO referiu ainda que gostava de ter terminado o projecto da obra de adaptação e requalificação da urgência da unidade hospitalar, mas que só foi possível em 2014 candidatar-se a fundos estruturais, quando o Hospital teve pela primeira vez resultados financeiros positivos. "Nós somos uma entidade pública empresarial e a disciplina financeira deste tipo de entidades diz que se não tiver resultados positivos não podem investir. Investimentos deste vulto têm um processo administrativo muito lento. Há quatro anos que andamos a desenvolver este processo administrativo", concluiu Delfim Rodrigues.

Recorde-se que o Governo decidiu nomear António Henrique Capelas como presidente da administração do Hospital da Nossa Senhora de Oliveira. António Henrique Capelas substitui no cargo Delfim Rodrigues, nomeado pela primeira

Marcações: Saúde, Hospital de Guimarães, Delfim Rodrigues

Imprimir Email