ARS do Norte anuncia notificação de um caso de meningite em criança de Guimarães


A Administração Regional de Saúde do Norte notificou na passada terça-feira, um caso de meningite meningocócica numa criança que frequenta um estabelecimento de educação e ensino, de Guimarães, não especificado.

Recorde-se que um menino de dois anos, de Ronfe, está hospitalizada por suspeita de meningite viral.
O menino sentiu-se mal ao final do dia da passada segunda-feira quando estava em casa, tendo sido levada ao hospital de Guimarães pelos pais, onde ficou internada por suspeita de meningite viral.
No Centro Social e Paroquial de Ronfe onde o menino frequenta a creche, foram tomadas todas as medidas cautelares impostas por esta situação, de acordo com indicações da Unidade de Saúde Pública de Guimarães.
Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Norte lembra que meningite meningocócica é uma doença bacteriana transmitida pessoa a pessoa por gotículas de saliva, como por exemplo, quando se tosse, espirra, dá beijos ou existe grande proximidade física. A bactéria causadora da doença, dada a sua fragilidade, não sobrevive fora do organismo humano.
No mesmo comunicado refere-se que a Autoridade de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Alto Ave, em colaboração com o Departamento de Saúde Pública do Norte da Administração Regional de Saúde do Norte, está a acompanhar a situação e a tomar as medidas preventivas necessárias, nomeadamente a quimioprofilaxia com antibiótico dos contactos íntimos identificados, de acordo com as normas técnicas da Direcção-Geral de Saúde, com vista a prevenir a transmissão da doença.


Marcações: ARS Norte, meningite

Imprimir Email