PSP emite comunicado acerca dos confrontos entre adeptos do Vitória e Braga

O Comando Distrital da PSP de Braga emitiu um comunicado onde revela pormenores sobre os confrontos que ocorreram ontem, antes do início da partida entre o Vitória e o Sporting de Braga.

A PSP indica que quando os autocarros dos adeptos do Braga ainda se encontravam na auto-estrada, em direção à cidade de Guimarães e devidamente acompanhados por meios policiais, "um grupo de cerca de 100 adeptos, também apoiantes do Sporting Clube de Braga, todos vestidos com roupas escuras e sem sinais clubísticos exteriores que os identificassem (vulgarmente designados por ´casuals´´), surgiram na Rua Teixeira de Pascoais, em Guimarães, iniciando cânticos de apoio à respetiva equipa e cânticos insultuosos dirigidos a um grupo de cerca de 100 adeptos apoiantes do Vitória Sport Clube, deflagrando, em acto contínuo, vários artigos de pirotecnia, que arremessaram nas várias direcções onde se encontravam os adeptos rivais".
Em consequência disto, continua o comunicado da PSP, "os adeptos apoiantes do Vitória precipitaram-se na direcção dos visitantes, munidos de garrafas, pedras, mesas e cadeiras de esplanada".

Os confrontos decorreram até à chegada de elementos policiais que tiveram necessidade de recorrer à força e proceder a vários disparos de arma anti-motim com munições menos letais (vulgarmente designados por bagos de borracha), uma vez que os adeptos de ambos os clubes persistiam em confrontar os elementos policiais".

Após o controlo da situação, esta Polícia conduziu 52 adeptos do Sporting Clube Braga, intervenientes nestes confrontos, às instalações policiais de Guimarães para efeitos de identificação, e posterior comunicação às autoridades competentes.

Dos confrontos resultaram ferimentos em três elementos policiais e pelo menos três adeptos feridos, dos quais dois receberam tratamento nas instalações policiais e um foi conduzido para o hospital de Guimarães.
Na Rua Teixeira de Pascoais e na Alameda Alfredo Pimenta foram provocados danos em viaturas estacionadas, assim como na montra das instalações das piscinas dos Bombeiros Voluntários.

O Comando Distrital da PSP revela que no local dos confrontos foram apreendidos: 23 partes de mobiliário (cadeiras e mesas) destruídas e utilizadas como armas de arremesso e de impacto; duas protecções bocais; um cinto; vários artigos pirotécnicos deflagrados e por deflagrar; e várias gramas de diferentes produtos estupefacientes.


Marcações: Vitória, PSP, Sp. Braga, confrontos

Imprimir Email