Requalificação do Toural distinguida na Bienal Ibero-Americana

O projecto de renovação urbana do Largo Toural, Alameda de S. Dâmaso e Rua de Santo António é uma das seis obras portuguesas eleitas para a VIII Bienal Ibero-americana de Arquitectura e Urbanismo (BIAU), em Espanha. Inaugurado em Dezembro, o projecto foi elaborado e coordenado pela professora e arquiteta Maria Manuel Oliveira, no Centro de Estudos da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (CE.EAUM). Teve a colaboração de diversas equipas, entre as quais alguns docentes da UMinho, e foi realizado a convite da Câmara Municipal de Guimarães, no âmbito da Guimarães 2012: Capital Europeia da Cultura.

A Bienal Ibero-americana de Arquitectura e Urbanismo, promovida pelo Ministério do Fomento do Governo de Espanha, seleccionou através do seu júri 26 obras construídas nos últimos dois anos, entre 152 propostas de 22 países, para figurarem nesta edição que decorrerá em Setembro na cidade de Cádis, sul de Espanha.

A intervenção de fundo no Largo do Toural, Alameda de São Dâmaso e Rua de Santo António, num total de quatro hectares, “privilegiou a auscultação das pessoas, no sentido da utilização e da apropriação dos espaços”, e correspondeu ainda à tendência actual de “limitar o tráfego automóvel nas zonas centrais da cidade, na ordem dos 20%, e da redução da velocidade de circulação”, explica Maria Manuel Oliveira. “O papel dos espaços públicos é fundamental ao exercício da cidadania, como suporte à expressão da liberdade individual e colectiva. As questões subjacentes ao seu desenho ultrapassam amplamente as questões de gosto pessoal, muitas vezes dominantes na opinião pública”, realça. O projecto distinguido foi inclusive o mote para a criação do CE.EAUM.



terça, 22 maio 2012 21:41 em Sociedade

Marcações: Sociedade

Imprimir