Sociedade Martins Sarmento promove «festa do 9 de Março»

A Sociedade Martins Sarmento realiza sexta-feira a tradicional Festa do 9 de Março. Na festa em que celebra o seu patrono, a centenária instituição vimaranense promove a entrega dos prémios aos alunos das escolas de Guimarães.

O programa começa às 10h00 com a primeira sessão de entrega do «Prémio» aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos agrupamentos de Abação, Briteiros, D. Afonso Henriques, Caldas de Vizela, Infias, Arquitecto Fernando Távora, Arqueólogo Mário Cardozo e Taipas.

À tarde, 15h00, realiza-se a segunda sessão de entrega do “Prémio” aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico dos agrupamentos Professor Abel Salazar, Pevidém, Francisco de Holanda, Santos Simões, Gil Vicente, Vale de São Torcato, Virgínia Moura, Colégio Nossa Senhora da Conceição, Colégio de Vizela, Colégio do Ave e Escola Básica Integrada do Ave.

Todos os alunos receberão um diploma de distinção, um convite do Centro de Ciência Viva e o livro “Francisco de Holanda – com asas para o mundo”, de José Jorge Letria, ilustrado por Jaime Ferraz.
Aos professores do 4º. ano do 1º. ciclo do Ensino Básico, será oferecido o Livro “O Ensino Primário oficial em Guimarães (1772-2006)” do Padre Hilário Oliveira da Silva.

O programa continua às 17h30, com a sessão de entrega do “Prémio” aos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico.

À noite, a partir das 21h00, realiza-se a sessão solene, com intervenções iniciais da Sociedade Martins Sarmento, Universidade do Minho e Câmara Municipal de Guimarães. No final, António José Telo proferirá a conferência: “O Fim da Guerra (1914-1918) e o Surpreendente Mundo Novo”, seguindo-se a entrega de prémios escolares aos alunos do Secundário e Superior.
Na Sessão serão integrados Momentos Musicais pela Sociedade Musical de Guimarães - Conservatório de Guimarães.

Marcações: Sociedade Martins Sarmento, festa do 9 de Março

Imprimir Email