VÍDEO: Cinco personalidades vimaranenses distinguidas na comemoração dos 890 anos da Batalha de S. Mamede

Volvidos 890 anos da Batalha de S. Mamede, Guimarães celebrou este domingo o 24 de Junho de 1128 com a tradicional sessão solene, no Paço dos Duques de Bragança.

A cerimónia serviu para a aposição de condecorações honoríficas: João Gomes Alves e António Mota-Prego receberam a Medalha de Honra em Ouro, o tenista João Sousa (representado pelo pai Marinho Sousa por se encontrar a disputar um torneio, em Antalya, na Turquia) e o atleta paraolímpico Manuel Mendes com a Medalha de Mérito Desportivo e Arménio Sá a Medalha de Mérito Artístico.

A presidir a cerimónia esteve o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que elogiou a capacidade que Guimarães tem tido para se transformar num símbolo de modernidade e futuro, numa aposta que a tornará na próxima década uma referência pela produção de conhecimento científico. "Guimarães é uma cidade do futuro e estaremos cá, daqui a 10 anos, para nos 900 anos da independência a comemorar Guimarães como uma Cidade líder na Europa", afirmou Manuel Heitor, durante o seu discurso, em que fez alusão aos projectos do Laboratório Colaborativo, a nova residência de investigadores, a Escola-Hotel, o campus de Couros da Universidade do Minho e os investimentos previstos para o Avepark, nomeadamente o Centro das Descobertas, integrando o Instituto Cidade de Guimarães.

O Presidente da Câmara de Guimarães reiterou a sua determinação "em lutar para que Portugal e a sua diáspora venha a reconhecer o 24 de Junho como feriado nacional", porque a Batalha de S. Mamede deu ao país não só a primeira tarde como também mudou o rumo de um povo. Domingos Bragança aproveitou a presença do governante para sublinhar que é à luz de um passado glorioso que os vimaranenses estão determinados a construir o seu futuro, vencendo os desafios que têm pela frente.

O Edil enalteceu a aliança estratégica com a Universidade do Minho que "será aprofundada no futuro imediato com a instalação, no Teatro Jordão e na Garagem Avenida, das licenciaturas em artes performativas e em artes visuais, e com a edificação do Instituto Cidade de Guimarães, no Avepark, futura sede do Centro das Descobertas para as Tecnologias de Saúde e Medicina de Precisão". "Ninguém duvida do efeito estruturante que este Centro trará à ciência portuguesa, podendo dar origem muito rapidamente ao maior e mais produtivo centro de investigação baseado em Portugal, atraindo talento científico internacional e reforçando a competitividade do setor da biomedicina e do emprego científico altamente qualificado", disse, anunciando que a licenciatura de Artes Visuais começará a funcionar no próximo ano lectivo.

O Autarca assinalou ainda que o Município acolhe "de braços abertos a nova Escola de Hotelaria do Instituto Politécnico do Cávado e Ave que será instalada na emblemática Quinta do Costeado, reabilitada e colocada ao serviço dos nossos jovens", tendo ainda referido que no futuro próximo serão alargadas as condições para "que a actual unidade passe a Instituto da Universidade das Nações Unidas para a Governação Electrónica, destinado a capacitar administrações públicas e privadas, de todo o mundo, nesta área crucial para o acesso dos cidadãos aos seus serviços".

Na sessão actuou o quarteto de clarinetes Con Fuoco e estiveram diversas individualidades civis, militares e religiosas.

 

Imprimir Email