Equipa liderada pelo cientista vimaranense Paulo Novais premiada em conferência internacional

Um trabalho da Universidade do Minho foi galardoado com o prémio “Best Application paper” na conferência Internacional ISAmI’18 (9th International Symposium on Ambient Intelligence), que decorreu na Universidad Castilla-La Mancha, em Toledo, Espanha.

O evento, realizado de 20 a 22 deste mês, reuniu cerca de 150 especialistas internacionais que discutiram temas relacionados com a Inteligência Ambiente e Inteligência Artificial.

O prémio é o resultado do trabalho de anos realizado no âmbito de diversos projetos, em colaboração por investigadores do ALGORITMI/ISlab liderado pelo cientista vimaranense Paulo Novais e da Escola de Medicina liderado pelo José Miguel Pêgo, contando ainda com os investigadores Filipe Gonçalves (aluno do programa doutoral em Informática da EEUM) e Davide Carneiro (IPP).

O trabalho premiado intitulado «Monitoring Mental Stress through Mouse Behaviour and Decision-making Patterns», procura mitigar a influência negativa do stress crónico em estudantes académicos durante tarefas de alto risco. O stress excessivo provoca um aumento de perturbações fisiológicas e psicológicas, refletindo-se numa diminuição da qualidade de vida de trabalho. O trabalho apresentado discute a criação e optimização de modelos de regressão de «Machine Learning» que possibilitam a avaliação e previsão de stress em alunos universitários durante a realização de provas de avaliação em sistemas de e-Learning.

 

Imprimir Email