22 hectares de floresta consumidos pelas chamas em Souto Santa Maria

O incêndio florestal que, ontem, deflagrou na freguesia de Souto Santa Maria consumiu 22 hectares. O fogo foi detectado pouco depois das 15h00 e foi declarado extinto já de madrugada, pelas 2h45, destruindo 17 hectares de eucalipto e cinco hectares de mato.

Os Bombeiros Voluntários das Taipas estiveram no local com 8 viaturas e 40 operacionais, tendo contado com o apoio de mais 45 elementos e 14 viaturas de diferentes corporações da região e ainda três meios aéreos.

O Comandante dos Bombeiros das Taipas, Rafael Amâncio, deu conta que as chamas propagaram-se muito rapidamente, "num terreno de declive acentuado e densa vegetação". "Já não havia um incêndio naquela encosta há 12 anos", precisou, reconhecendo a evidente a falta de limpeza dos terrenos e as condições climatéricas adversas. "O vento era favorável ao fogo", referiu o responsável, ao sublinhar que os meios mobilizados para o ataque permitiram dominar o incêndio ao final da tarde, vindo a ser declarado extinto já durante a madrugada.

quinta, 16 agosto 2018 13:26 em Sociedade

Imprimir