Alunos do secundário visitaram a Unidade de Cirurgia de Ambulatório do Hospital de Guimarães

Alunos do 11º ano do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Martins Sarmento visitaram a Unidade de Cirurgia de Ambulatório do Hospital da Senhora da Oliveira.
No âmbito de um projecto desenvolvido pela referida Unidade hospitalar, e que tem como objectivo a realização de actividades para uma maior interacção e aproximação da comunidade escolar à realidade hospitalar, esta iniciativa pretendeu ser uma experiência enriquecedora para estes alunos que puderam conhecer o contexto real de uma instituição de saúde.

Com o objectivo de se contextualizar para o paradigma das profissões na área da saúde, estes alunos tiveram a oportunidade, com o acompanhamento de duas professoras de Biologia, bem como de profissionais da UCA, de visitar esta mesma área da cirurgia de ambulatório.
A visita incluiu, também, a apresentação desta Unidade através de um filme, onde é relatado todo o circuito dos utentes, desde a consulta pré-operatória, o contacto no dia anterior à cirurgia, o dia da cirurgia e os cuidados pós-operatórios.
Foi, ainda, possível uma breve análise de todos as funções/profissões dos elementos que constituem a Equipa Multidisciplinar desta Unidade e a visita in-loco aos espaços da UCA, Recobro Tardio e Serviço de Imagiologia, por forma a observarem algumas actividades mais clínicas, bem como desmistificarem o medo do desconhecido.
Com esta iniciativa pretendeu-se a dinamização deste projecto e uma maior aproximação à comunidade escolar, demonstrando a importância do constante acompanhamento dos doentes que são submetidos a uma intervenção cirúrgica, não esquecendo nunca que à equipa de saúde resta o dever de assegurar a recuperação, conforto e segurança, em ambiente acolhedor e humanizado a todos os doentes até ao seu regresso a casa.
Esta visita foi, sem dúvida alguma, uma mais-valia quer para os profissionais de saúde que estão a desenvolver este projecto entre Hospital e Comunidade, bem como para todos os alunos que tiveram oportunidade de conhecer a realidade de uma instituição hospitalar.


quarta, 19 fevereiro 2020 14:09 em Sociedade

Marcações: alunos, Unidade de Cirurgia de Ambulatório

Imprimir