Consórcio Alba-TER/AVE foi distinguido com o Prémio internacional do Dubai

O projecto Alba-Ter/AVE acaba de ser distinguido com o prémio internacional do Dubai...este prémio destina-se a galardoar internacionalmente uma das 10 melhores práticas do ano 2004. Este sábado, realiza-se na Catalunha uma cerimónia de apresentação deste reconhecimento internacional, estendido agora a todas as instituições que participaram neste projecto, entre as quais a ADRAVE - Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, que foi parceira activa deste projecto em Portugal.

Refira-se que o projecto Alba-Ter/AVE foi desenvolvido na Catalunha e no Vale do Ave, tendo sido apoiado pelo Programa TERRA - Ordenamento do Território. Nesse âmbito, foram concretizadas acções diversas que passaram por estudos no ordenamento do território, bem como levantamentos exaustivos no domínio do património histórico-cultural e património natural das zonas banhadas quer pelo rio Ave, quer pelo rio Ter na Catalunha.

Entre os múltiplos objectivos concretos deste projecto, destaque para a elaboração de Planos de Ordenamento Integrados das Bacias do rio Ter e rio Ave , o fomento da coesão dos sectores sociais, económicos das regiões e a inventariação do património cultural e natural, bem como das reservas de água e métodos de poupança e gestão nacional .

No entanto, o grande desafio desta parceria entre a região da Catalunha e o Vale do Ave aconteceu com a concretização de projectos para a recuperação dos rios Ter e Ave como corredores biológicos, espaços lúdicos e educativos, procurando devolver as bacias dos rios aos cidadãos.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email