Facebook Twitter Google + YouTube
Guimarães distinguida como Melhor Cidade Europeia do Desporto em 2013

Guimarães distinguida como Melhor Cidade Europeia do Desporto em 2013

Desporto29 de Outubro, 2013 20:35

Guimarães foi considerada a “Melhor Cidade Europeia do Desporto 2013”. A distinção foi conquistada pela primeira vez por uma cidade portuguesa.

O galardão foi atribuído pela ACES Europe – Federação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto. 

Na ‘corrida’ pela distinção, a cidade-berço superou nove outras cidades europeias que também detêm o título de CED 2013, casos de Cremona, Modena, Alba, Reggio Calábria, Lorca, Castelldefels, Estepona e Lisburn e Pitesti. 

Em declarações ao nosso portal, o Presidente da Comissão Organizadora da Cidade Europeia do Desporto considerou a distinção “um prémio para todo o trabalho levado a cabo neste evento”. Ainda a propósito da atribuição recebida, Amadeu Portilha afirmou que a Cidade Europeia do Desporto “não acaba aqui” num ano que, em termos desportivos, considera ter sido um “ano verdadeiramente excepcional”.
“Esta Cidade Europeia do Desporto e esta atribuição, consubstanciam o início de um longo caminho que temos e queremos trilhar num projecto sob o lema ‘desporto para todos’. Em Guimarães temos bases sólidas para uma prática desportiva que se traduza numa melhor qualidade de vida”, sustentou.

100 eventos

Para a conquista do estatuto de “Melhor Cidade Europeia do Desporto” em 2013, contribuiu, em larga escala, a organização de mais de 100 eventos nos primeiros 10 meses do ano, que mobilizaram 70 mil participantes para o fenómeno desportivo.
Do futsal, voleibol e andebol até ao rugby, boccia e ginástica, foram já 35 as modalidades desportivas abrangidas pela programação de Guimarães 2013, um número que, até ao final do ano, deve atingir a meia centena. A divulgação de novas práticas desportivas – de que são exemplo o corfebol, o speedminton e rope skiping – é outra das imagens de marca da organização que, até ao final do mês de Setembro, já entregou 3.500 medalhas e 360 troféus.

Esta distinção vem para Portugal na primeira vez que é promovida e visa distinguir o trabalho das cidades em prol do desporto para todos, elevando os padrões de exigência e qualidade na programação e actividades organizadas pelas CED 2013. 

O dossiê de candidatura contemplou um relatório referente a nove meses de trabalho já executado e três meses de trabalho em agenda, a par de um vídeo de balanço, e foi avaliado por um júri independente, composto pela Sports Foundation of Valencia e pelo European Observatory of Best Sport Practices.

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Paula Martins (Permanente)
Rua Teixeira Pascoais, 71-B

Vizela

Farmácia São Miguel (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 442

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com