Curtas
«O sonho de voar», exposição de fotografia Mário Cruz, na Assembleia de Guimarães. Até 29 de Novembro.
«Paisagens silenciosas» na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. Até 29 de Novembro.
Facebook Twitter Google + YouTube
Guimarães distinguida como Melhor Cidade Europeia do Desporto em 2013

Guimarães distinguida como Melhor Cidade Europeia do Desporto em 2013

Desporto29 de Outubro, 2013 20:35

Guimarães foi considerada a “Melhor Cidade Europeia do Desporto 2013”. A distinção foi conquistada pela primeira vez por uma cidade portuguesa.

O galardão foi atribuído pela ACES Europe – Federação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto. 

Na ‘corrida’ pela distinção, a cidade-berço superou nove outras cidades europeias que também detêm o título de CED 2013, casos de Cremona, Modena, Alba, Reggio Calábria, Lorca, Castelldefels, Estepona e Lisburn e Pitesti. 

Em declarações ao nosso portal, o Presidente da Comissão Organizadora da Cidade Europeia do Desporto considerou a distinção “um prémio para todo o trabalho levado a cabo neste evento”. Ainda a propósito da atribuição recebida, Amadeu Portilha afirmou que a Cidade Europeia do Desporto “não acaba aqui” num ano que, em termos desportivos, considera ter sido um “ano verdadeiramente excepcional”.
“Esta Cidade Europeia do Desporto e esta atribuição, consubstanciam o início de um longo caminho que temos e queremos trilhar num projecto sob o lema ‘desporto para todos’. Em Guimarães temos bases sólidas para uma prática desportiva que se traduza numa melhor qualidade de vida”, sustentou.

100 eventos

Para a conquista do estatuto de “Melhor Cidade Europeia do Desporto” em 2013, contribuiu, em larga escala, a organização de mais de 100 eventos nos primeiros 10 meses do ano, que mobilizaram 70 mil participantes para o fenómeno desportivo.
Do futsal, voleibol e andebol até ao rugby, boccia e ginástica, foram já 35 as modalidades desportivas abrangidas pela programação de Guimarães 2013, um número que, até ao final do ano, deve atingir a meia centena. A divulgação de novas práticas desportivas – de que são exemplo o corfebol, o speedminton e rope skiping – é outra das imagens de marca da organização que, até ao final do mês de Setembro, já entregou 3.500 medalhas e 360 troféus.

Esta distinção vem para Portugal na primeira vez que é promovida e visa distinguir o trabalho das cidades em prol do desporto para todos, elevando os padrões de exigência e qualidade na programação e actividades organizadas pelas CED 2013. 

O dossiê de candidatura contemplou um relatório referente a nove meses de trabalho já executado e três meses de trabalho em agenda, a par de um vídeo de balanço, e foi avaliado por um júri independente, composto pela Sports Foundation of Valencia e pelo European Observatory of Best Sport Practices.

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Avenida (Permanente)
Av. D. João IV, 585 r/c

Vizela

Farmácia Ferreira (Disponibilidade)
Avenida Abade de Tagilde, Nº 901

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com