Facebook Twitter Google + YouTube
Guimarães recebe esta semana Congresso Mundial de Empreendedorismo e Inovação

Guimarães recebe esta semana Congresso Mundial de Empreendedorismo e Inovação

Economia26 de Setembro, 2016 10:49

A 25ª edição do congresso anual da rede europeia de centros de negócios e inovação realiza-se esta semana, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. A iniciativa começa quarta-feira e prolonga-se até sexta-feira, tendo como tema o design para a inovação.

O Congresso Mundial de Empreendedorismo e Inovação é organizado pelo BICMINHO, em parceria com a Câmara de Guimarães. Ao todo serão mais de 500 especialistas em empreendedorismo e inovação de todo o mundo que se vão reunir durante três dias para partilhar experiências, discutir ideias e descobrir tendências de futuro do sucesso empresarial. 

O Administrador Executivo do BICMINHO, Nuno Gomes, considerou o evento "um marco histórico para Portugal". "Fomos seleccionados pelos resultados obtidos pelo BICMINHO, afirmando o trabalho junto das empresas e dos empreendedores", indicou, acrescentando que a discussão será centrada na indústria e nos serviços de apoio, com destaque para o design, que  cria valor acrescentado para as empresas, contribuindo para a competitividade, prosperidade e bem-estar das regiões".

John Mathers, CEO do Design Council UK e vice-presidente do BEDA, vai moderar a primeira sessão na quinta-feira, sob o mote Leading Business by Design. Destaca-se também a intervenção de Javier Mariscal na última sessão do encontro, sobre Unleashing Industrial Innovation, aberta para o público em geral. O designer gráfico e industrial espanhol ficou internacionalmente reconhecido pelo trabalho feito para os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. 

O evento conta ainda com a participação de Ralph Wiegmann, do iF International Forum Design, de Kristin Schreiber, Directora do Programa COSME e de Empreendedorismo e PME na Comissão Europeia, de Dominique Roland, Diretor do Centre des Arts, e de Kirstie Chadwick, Presidente e CEO da International Business Innovation Association, entre muitos outros oradores de renome internacional.

Na quinta-feira, no jantar de Gala que se realizará no Paço dos Duques de Bragança, marcará presença o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral. O Primeiro-ministro, António Costa, estará presente na sexta-feira, na sessão de encerramento.

O tema central do Congresso é o design e a inovação pelo design. "Apesar do importante contributo da inovação tecnológica, cada vez mais a inovação pelo design tem vindo a assumir-se como o principal motor do crescimento económico. O design cria valor acrescentado para as empresas, contribuindo para a competitividade, prosperidade e bem-estar da Europa. O design e a inovação pelo design permitem às empresas antecipar as expectativas dos utilizadores e criar soluções mais eficazes e eficientes, colocando as pessoas e as suas necessidades no centro do processo de criação do produto, permitindo que o indivíduo seja co-criador", refere a organização, em comunicado.

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Vitória (Permanente)
GuimarãeShopping, Alameda Dr. Mariano Felgueiras, Lj 101/102

Farmácia Faria (Disponibilidade)
R. do Calvário, 201

Vizela

Farmácia São Miguel (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 442

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com