Curtas
«O Verde a Preto e Branco» na Colecção de Fotografia da Muralha, no Guimarãeshopping. Até 3 de Novembro
Facebook Twitter Google + YouTube
Bosch e Universidade do Minho inauguram laboratório e aceleram processo de inovação

Bosch e Universidade do Minho inauguram laboratório e aceleram processo de inovação

Educação29 de Novembro, 2016 09:05

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e o Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, marcaram presença em Guimarães, na cerimónia de inauguração do DONE Lab.

O projecto resulta de uma parceria entre a Bosch Car Multimedia Portugal e a Universidade do Minho. Após a assinatura sobre aquele que é o maior projecto de inovação em Portugal, com um investimento de cerca de 55 milhões de euros até 2018, as duas entidades voltam a fazer história com a criação do único laboratório no nosso País com um leque de tecnologias inovadoras que permite a manufactura aditiva avançada de protótipos e ferramentas.

Para o Reitor da UMinho, António Cunha, “este projecto é mais uma evidência da singularidade da parceria entre a Bosch e a UMinho, criando um espaço para investigadores e um laboratório na fronteira da tecnologia com características únicas na Universidade portuguesa, na infraestrutura e no ambiente colaborativo que proporciona”. 

O DONE Lab está instalado na Escola de Engenharia da UMinho, no campus de Azurém, em Guimarães. É um laboratório de manufactura aditiva avançada de protótipos e ferramenta que irá permitir à unidade da Bosch em Braga dar uma resposta integrada e alargada a qualquer tipo de desafio tecnológico. Esta estrutura foi construída para suportar os projectos de inovação “Innovative Car HMI” e “iFactory”, que representam um investimento de 55 milhões de euros até 2018, estando a ser desenvolvidos pela Bosch e pela UMinho. Ao ser capaz de produzir os seus próprios protótipos, a Bosch estará a acelerar o processo de inovação, desde a ideia até ao lançamento do produto no mercado. Serão cinco os investigadores a trabalhar a tempo inteiro no laboratório.

“Não há outro laboratório em Portugal que integre este leque de tecnologias”, afirmou Carlos Ribas, administrador técnico da Bosch em Braga e representante da Bosch em Portugal. “Além de aumentar a nossa competitividade no seio do Grupo e as oportunidades de crescimento através da alocação de novos projectos, o DONE Lab vai potenciar o desenvolvimento de competências críticas de colaboradores da Bosch e investigadores da UMinho, podendo assim responder com sucesso à complexidade dos novos produtos a serem produzidos em Braga”, acrescentou.

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Barbosa (Permanente)
Largo do Toural, 37

Vizela

Farmácia São Miguel (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 442

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com