Curtas
«O Verde a Preto e Branco» na Colecção de Fotografia da Muralha, no Guimarãeshopping. Até 3 de Novembro
Facebook Twitter Google + YouTube
Intervenção no rio Ave para criar ponto de água para os bombeiros e favorecer o lazer em Souto Santa Maria

Intervenção no rio Ave para criar ponto de água para os bombeiros e favorecer o lazer em Souto Santa Maria

Freguesias16 de Dezembro, 2016 13:09

A criação de um centro municipal de BTT no parque desportivo de Souto Santa Maria, a requalificação das principais vias de ligação entre Souto Santa Maria e Souto S. Salvador, a beneficiação da área envolvente ao cemitério de Gondomar e a valorização da levada do Vaqueiro, no rio Ave foram os projectos apresentados ontem durante a reunião do Executivo vimaranense, realizada naquela zona do Concelho.

Na 12ª sessão da iniciativa «Câmara Aberta», o Presidente da União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto S. Salvador e Gondomar deu as boas vindas à vereação e realçou a forte ligação aos recursos naturais, em que o rio Ave e o conjunto de moinhos a ele associados assume relevância patrimonial. Dionísio Ribeiro deu conta da importância da reabilitação da «levada do Vaqueiro», cujo projecto de intervenção está a ser articulado com a Agência Portuguesa do Ambiente, de maneira a valorizar aquele equipamento hídrico e criar um espaço de lazer nas margens e numa ínsua situada nas imediações. O projecto prevê a criação de condições para permitir, durante o verão, a recolha de água pelos meios aéreos envolvidos no combate aos incêndios florestais. "A freguesia tem um ponto de água na encosta da montanha, mas no verão nem sempre consegue ter a capacidade necessária", justificou o Autarca.
Depois do arquitecto Artur Côrte-Real, do Departamento de Obras Municipais, ter apresentado os projectos da Autarquia para aquela União de Freguesias, o Presidente da Câmara destacou a prioridade concedida à intervenção no rio Ave, assim como a requalificação da área envolvente ao cemitério de Gondomar e o alargamento da via de acesso à igreja de Souto S. Salvador, tendo enaltecido ainda a "centralidade" que do projecto a devolver em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho para a criação de um centro de BTT. Domingos Bragança considerou que as intervenções "vão estruturar a união de freguesias, zona de beleza extraordinária", fazendo questão de elogiar o trabalho da Comissão Social pela envolvência "conseguida com as pessoas e com a comunidade escolar", no sentido de vincar "a forte coesão social e valorização da identidade cultural".

O Vereador do PSD, André Coelho LIma, enalteceu a importância do Agrupamento Escolar de Briteiros e os autarcas pela "coesão social" existente naquela zona do Concelho. "É um exemplo para o Concelho, porque trabalham para o território e reúnem uma coligação de esforços", afirmou, ao evidenciar o valor patrimonial existente e a conjugação com o património, em que sobressaem "os moinhos que são a marca natural". O representante social-democrata apontou carências com a "deficiente taxa de cobertura das redes de água e a degradação das estradas" e a poluição ambiental que, por vezes, "mancha a qualidade de vida de quem aqui vive".

O Vereador da CDU, José Torcato Ribeiro, evocou o processo de fusão de freguesias, considerando que é preciso "repensar como estão a decorrer os processos, porque foi retirada a proximidade que anteriormente existia com a população". Torcato Ribeiro aproveitou ainda a ocasião para lembrar que no passado dia 13 de Dezembro celebraram-se "40 anos do poder autárquico livre e democrático". "Não tivemos grandes manifestações de festejos infelizmente, ficamos ofuscados com as comemorações dos 15 anos da elevação do Centro Histórico a Património Mundial", assinalou, observando que deixou o reparo "porque a Câmara de Guimarães tem em mente fazer a edição de um livro para aludir aos intervenientes autárquicos após o 25 de Abril de 1974".

Esta reunião do executivo realizada no Centro Social de Souto Santa Maria foi a última deste ano. A vereação ouviu os votos de boas festas pelos alunos da EB1 JI daquela freguesia. A vereação volta a reunir no dia 5 de Janeiro de 2017 no edifício dos Paços do Concelho. A próxima sessão descentralizada vai decorrer na União de Freguesias de Serzedo e Calvos.

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Horus (Permanente)
Largo do Toural, 26

Vizela

Farmácia Ferreira (Disponibilidade)
Avenida Abade de Tagilde, Nº 901

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com