Curtas
«O Verde a Preto e Branco» na Colecção de Fotografia da Muralha, no Guimarãeshopping. Até 3 de Novembro
Facebook Twitter Google + YouTube
 Alunas da EB 2, 3 de Briteiros queixaram-se dos transportes escolares à vereação vimaranense

Alunas da EB 2, 3 de Briteiros queixaram-se dos transportes escolares à vereação vimaranense

Educação19 de Dezembro, 2016 12:58

Duas alunas da EB 2, 3 de Briteiros aproveitaram a reunião do Executivo vimaranense descentralizada, realizada na passada quinta-feia em Souto Santa Maria, para lamentarem as restrições do passe escolar em termos de mobilidade e as condições do transporte, manifestando o desejo de poderem ao fim-de-semana deslocarem-se à Cidade para usufruírem da oferta cultural existente.

Nas intervenções que fizeram perante a vereação, Elsa e Filipa sugeriram a possibilidade desse passe ou o cartão de estudante possibilitar descontos aos alunos que desejarem assistir aos espectáculos culturais nos equipamentos ligados ao Município, pedindo também a divulgação da oferta cultural concelhia na escola que frequentam. "Nem todos os autocarros fazer os 10 minutos de espera no final das aulas", queixou-se, uma das alunas. "O passe devia permitir as viagens até a Guimarães ao fim-de-semana", afirmou a outra, propondo também a existência de transporte para aquela zona do Concelho compatível "com o horário da sessão de cinema da tarde". 

Antes, já o Director do Agrupamento de Escolas de Briteiros, Fernando Silva, interveio para enaltecer a existência de "uma ligação forte com a comunidade". "Não há muitas escolas com esta relação e o mérito é desta comunidade", observou, ao dar conta que foi criado um projecto de empreendedorismo na escola com produtos ligados a cultura castreja. Aliás, o Presidente da Câmara foi presenteado com um deles, um quadro concebido sob a influência da presença da Pedra Formosa que se encontra em exposição no Museu de Cultura Castreja.

Na reacção, o Presidente da Câmara fez questão de dirigir-se às alunas, dizendo: "têm toda a razão, a divulgação nas escolas faz todo o sentido; quanto aos transportes urbanos, precisamos de melhorar muito, são uma dor cabeça que temos de resolver!"  
No final da sessão, o Vereador do PSD, André Coelho Lima, considerou que o Município está a descurar a importância dos transportes na coesão concelhia. "Há uma miopia. Quem não tem viatura própria sente uma grande dificuldade em se mover no concelho, o que é inadmissível", assinalou, sublinhando que há pessoas que não podem aceitar certas propostas de emprego por falta de transportes.

O Vereador da CDU, José Torcato Ribeiro, também aproveitou a intervenção das duas estudantes para lembrar. "Os transportes são uma das nossas bandeiras", afirmou, ao partilhar igualmente das preocupações em matéria cultural. "A cultura tem de estar ao serviço de todos. E os estudantes são um público que precisa de ser incentivado", continuou.

A Vereadora da Educação, Adelina Pinto, reconheceu as dificuldades existentes ao nível do transporte escolar, com diferenças existentes entre os alunos do Concelho que têm passe dos Transurbanos de Guimarães e do operador privado. "Estamos atentos e procuramos intervir para melhorar", anotou, declarando que a Autarquia vai criar uma Autoridade Municipal de Transportes e passará a ter mais competências para actuar junto do sector. 

 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Henrique Gomes (Permanente)
Rua Dr. Carlos Saraiva, 46

Vizela

Farmácia São Miguel (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 442

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com