Curtas
«O Verde a Preto e Branco» na Colecção de Fotografia da Muralha, no Guimarãeshopping. Até 3 de Novembro
Exposição «O culto da memória», pintura de Rita Pinheiro, na Sociedade Martins Sarmento,. Até 25 de Agosto.
Facebook Twitter Google + YouTube
Secretário de Estado da Saúde inaugura amanhã Unidade de Farmacovigilância de Guimarães

Secretário de Estado da Saúde inaugura amanhã Unidade de Farmacovigilância de Guimarães

Saúde12 de Janeiro, 2017 10:54

O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, vai inaugurar, amanhã, pelas 9h00, a Unidade de Farmacovigilância de Guimarães, criada através de protocolo de colaboração entre o Infarmed e o Hospital da Senhora da Oliveira.

O serviço iniciou actividade a 1 de janeiro deste ano e está sediada nas instalações do Hospital e tem autonomia técnica e administrativa, sendo financiada através de contrato de prestação de serviço com o Infarmed.

O Sistema Nacional de Farmacovigilância está centralizado na Direção de Gestão de Risco do Medicamentos do Infarmed, a qual coordena as Unidades Regionais de Farmacovigilância. Até finais de 2016, o SNF era constituído por quatro Unidades Regionais. Com vista a assegurar uma cobertura mais adequada no domínio da farmacovigilância dos medicamentos de uso humano, a nível de todo o território nacional, as Unidades passaram de quatro para sete.

A nova unidade exerce a sua actividade no âmbito da farmacovigilância, nomeadamente no processamento e análise de reações adversas a medicamentos; na colaboração na avaliação de processos de âmbito europeu, da responsabilidade do Infarmed; na colaboração na deteção de sinal de segurança e/ou qualidade; e na realização de estudos de farmacoepidemiologia ou segurança de medicamentos. A área de abrangência da Unidade de Farmacovigilância de Guimarães, por definição do Infarmed, engloba os distritos de Bragança, Viana do Castelo, Braga e Vila Real (cerca de 1,5 milhões de habitantes).

Em comunicado, o Hospital Senhora da Oliveira realça "a importância do portal de Reacções Adversas a Medicamentos (RAM), com acesso através do site do infarmed, que permite a notificação de reacções adversas por profissionais de saúde ou utentes, recolhendo assim informação sobre suspeitas de reações adversas a medicamentos. A notificação de reacções adversas por profissionais de saúde ou utentes é fundamental para a monitorização contínua da segurança dos medicamentos".

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Nobel (Permanente)
Rua de Santo António, 70

Farmácia Faria (Disponibilidade)
R. do Calvário, 201

Vizela

Farmácia São Miguel (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 442

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com