Facebook Twitter Google + YouTube
Farmácia Castro Mendes: Hepatite A

Farmácia Castro Mendes: Hepatite A

Bigger6 de Abril, 2017 11:05

A Hepatite A tem estado em destaque em toda a Comunicação Social, por isso mesmo a Farmácia Castro Mendes decidiu falar um pouco desta infecção e os cuidados principais para a prevenir.

A infecção causada pelo vírus da Hepatite A (VHA) entra no organismo através do aparelho digestivo e multiplica-se no fígado, causando uma inflamação temporária. A hepatite A transmite-se pela ingestão de alimentos ou água contaminados pelo vírus, e incide principalmente em crianças e adolescentes sendo mais frequente em países menos desenvolvidos.

 Para além da transmissão através da água e alimentos contaminados, o contacto direto com a pessoa infetada é outra das vias de contágio. Nestes casos, a infeção dá-se através do contacto com as fezes de um doente, seja pela troca de fraldas ou pela prática de sexo anal e oral desprotegido, por exemplo.  Na sua maioria, os grupos de risco incluem familiares ou parceiros sexuais de pessoas infetadas, toxicodependentes, profissionais de saúde e viajantes para países subdesenvolvidos. A vacinação contra a hepatite A é recomendada quando se viaja para países com elevada penetração da doença e também para pessoas com doença hepática crónica ou inseridas numa comunidade onde seja detectado um surto. Actualmente, e para fazer face à situação agravada de propagação desta doença, a vacinação está exclusivamente a cargo do Sistema Nacional da Saúde, ao contrário do que acontecia até aqui.

A hepatite A cura-se dura cerca de três semanas sem necessitar de internamento ou de um tratamento específico. Após a cura, o vírus desaparece do organismo e surgem anticorpos que impedem nova reinfeção. Por norma não é fatal no entanto, a infeção pode provocar falência hepática. Os sintomas mais comuns são náuseas, febre, falta de apetite, fadiga, diarreia e icterícia, e consoante a reacção do organismo, podem manifestar-se durante um mês. Os sintomas variam consoante a idade em que há contacto com o vírus. Cerca de 90% dos casos são assintomáticos. De início, a doença pode ser confundida com uma gripe, pela semelhança dos sintomas.

Deve manter os normais hábitos de higiene. Quando perante uma suspeita de infeção ou risco de infeção, deve lavar muito bem as mãos depois de usar a casa de banho ou de mudar fraldas, e antes de cozinhar ou comer, e não deve consumir água ou gelo de origem duvidosa. Não consuma marisco nem alimentos crus em países com condições sanitárias precárias.

Não existem medicamentos específicos para tratar esta doença. Este tipo de hepatite trata-se, essencialmente, com repouso, durante a fase aguda, até que os valores das análises hepáticas voltem ao normal. A maioria das pessoas restabelece-se completamente em cinco semanas. 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Paula Martins (Permanente)
Rua Teixeira Pascoais, 71-B

Farmácia Faria (Disponibilidade)
R. do Calvário, 201

Vizela

Farmácia Campante (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 1168/1188

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com