Facebook Twitter Google + YouTube
Mestrado internacional coordenado pela Universidade do Minho ganha prémio Europa Nostra 2017

Mestrado internacional coordenado pela Universidade do Minho ganha prémio Europa Nostra 2017

Educação6 de Abril, 2017 17:37

O mestrado internacional em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas (SAHC), coordenado pela Universidade do Minho, ganhou o Prémio da União Europeia para o Património Cultural «Europa Nostra», na categoria «Educação, Formação e Sensibilização».

Este é um dos principais galardões da área a nível mundial. O programa de mestrado é coordenado por Paulo Lourenço, a quem será entregue o galardão no próximo dia 15 de maio, em Turku, na Finlândia, numa cerimónia oficial que contará com o comissário europeu Tibor Navracsics.

O SAHC é um programa de ensino de um ano que visa proporcionar formação avançada no domínio da conservação e da reabilitação do património cultural construído. Esta é uma formação única no mundo quando comparada a outros cursos generalistas em conservação do património. “O património cultural construído está em risco devido a uma série de fatores, incluindo a degradação natural, as intervenções humanas, os riscos naturais e as alterações climáticas. A Europa tem sido líder mundial no domínio da conservação de edifícios do património cultural, desde as primeiras abordagens, do Renascimento à Revolução Industrial, até aos dias de hoje”, explica Paulo Lourenço, professor catedrático da Escola de Engenharia da UMinho.

Este mestrado foi financiado pela Comissão Europeia na última década, contando com a coordenação da UMinho, em Guimarães, e envolvendo a Universidade Técnica Checa em Praga (República Checa), a Universidade Politécnica da Catalunha - Barcelona Tech (Espanha) e a Universidade de Pádua (Itália). Tem vindo a receber anualmente cerca de 400 candidaturas para uma média de 35 vagas disponíveis. O SAHC destaca-se pelo seu alcance global, com alunos de 62 países, vindos predominantemente da Europa, mas também dos EUA, Irão, China, Colômbia, Canadá e México. A idade média dos inscritos é de 27 anos, combinando estudantes recentemente graduados com profissionais mais experientes.

Os graduados deste mestrado já ganharam diversas bolsas da Fundação Getty (EUA) e outros prémios com as suas dissertações. Além disso, alguns destes especialistas em Estruturas de Monumentos e Construções Históricas têm sido contratados por empresas internacionais líderes em consultoria para o património construído ou selecionados para programas doutorais nas melhores universidades internacionais.

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Lobo (Permanente)
Avenida de Londres, 284

Vizela

Farmácia Campante (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 1168/1188

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com