Facebook Twitter Google + YouTube
Rosa Maria Saavedra foi surpreendida com homenagem no Museu Alberto Sampaio

Rosa Maria Saavedra foi surpreendida com homenagem no Museu Alberto Sampaio

Cultura12 de Abril, 2017 09:11

Rosa Maria Saavedra, impulsionadora do serviço educativo do Museu Alberto Sampaio, foi homenageada, numa iniciativa realizada na passada sexta-feira, no Palacete de S. Tiago.

Está ao serviço da Cultura em Guimarães e a sua sensibilidade não passa despercebida a ninguém pela forma como consegue cativar o interesse das crianças e dos jovens para a história e património concelhios. Prima pela descrição, mas a grandeza da obra impõe-se pelo entusiasmo que acicata em torno daqueles que a rodeiam. E, por isso, na passada sexta-feira, ao final da tarde, as portas do Palacete de S. Tiago, abriram-se para a receber na qualidade de ilustre homenageada.

Justamente, no renovado edifício onde tantas vezes entrou por motivos profissionais, agora que atingiu a condição de "jubilada", Rosa Maria Saavedra foi surpreendida com a inesperada homenagem, organizada sem que tivesse conhecimento ou sequer suspeitasse da sua realização pelo Museu de Alberto Sampaio e Muralha, à qual se associou ainda a Sociedade Martins Sarmento. 

Durante a sessão, a Directora daquele espaço museológico realçou que a ela se deve a criação do serviço educativo, ao qual se dedicou "de alma e coração" criação do serviço educativo do Museu de Alberto Sampaio. Isabel Fernandes precisou que Rosa Maria Saavedra serviu a Instituição durante 30 anos, entre 1987 e 2017, tendo-se aposentado recentemente, mas continuando a manter uma ligação quase umbilical ao Museu. "Ao longo dos anos que trabalhou no Museu, e ainda hoje é visita assídua, e assim queremos que se mantenha, elaborou materiais para apoio à exploração das colecções, escreveu livros, fez visitas guiadas aos mais jovens e aos menos jovens, organizou actividades de cariz diverso. Soube também, partilhar o seu muito saber com os técnicos que foram passando pelo Serviço Educativo", afirmou.

Rendida à surpresa, comovida pela presença de dezenas de amigos, Rosa Maria Saavedra não escondeu a emoção. Ficou sem palavras e simplesmente agradeceu a homenagem inesperada. 

A surpresa teve igualmente uma dimensão artística, com a apresentação de um conjunto de ilustrações, feitas por jovens ilustradoras portuguesas, Marta Monteiro, Rafaela Rodrigues, Mariana Rio, Min, Lara Luís e Yara Kono, sobre os milagres de Nossa Senhora da Oliveira, descritos pelo tabelião vimaranense Afonso Peres, entre 1342 e 1343, uns anos antes da peste negra que assolara o País. Ilustrações que foram dedicadas a Rosa Maria Saavedra, devota da Padroeira de Guimarães.

Excerto de artigo publicado na edição desta semana do jornal O Comércio de Guimarães.

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Nobel (Permanente)
Rua de Santo António, 70

Farmácia Faria (Disponibilidade)
R. do Calvário, 201

Vizela

Farmácia Campante (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 1168/1188

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com