Curtas
A Afonsina apresenta o CD «Primeiro», sábado, 21h30, no Largo da Oliveira.
«Paisagens silenciosas» na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. Até 29 de Novembro.
«Memento - Raimundo Fernandes, um coleccionador de Guimarães», Casa da Memória. Até 4 de Março.
Concerto comemorativo do centenário do Orfeão de Guimarães, sexta-feira, 21h30, na igreja de S. Francisco.
«O sonho de voar», exposição de fotografia Mário Cruz, na Assembleia de Guimarães. Até 29 de Novembro.
Facebook Twitter Google + YouTube
Cinco passos da Paixão de Cristo que permitem uma via-sacra reduzida em Guimarães vão ser restaurados

Cinco passos da Paixão de Cristo que permitem uma via-sacra reduzida em Guimarães vão ser restaurados

Cultura14 de Abril, 2017 14:09

Os cinco passos da Paixão de Cristo existentes em Guimarães vão ser restaurados. A Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos prepara-se para iniciar a intervenção destes importantes bens patrimoniais, classificados como imóveis de interesse público desde 1975, num projecto que envolve o investimento de cerca de 100 mil euros.

O primeiro "passo" a ser intervencionado vai ser o existente no Largo Martins Sarmento. As imagens apresentam os sinais do tempo e reclamam a necessária acção de conservação.

A garantia foi deixada pelo Provedor daquela instituição, responsável pela gestão destes "oratórios" que estão dispostos em locais estratégicos da Cidade de Guimarães, aludindo à representação de diferentes momentos da Paixão de Cristo. 

Em entrevista à Rádio Santiago, divulgada no último sábado no programa Largo do Toural, António Monteiro de Castro adiantou que a intervenção "é uma preocupação da Instituição, tendo em conta o estado degradado em que se encontram e a sua visibilidade no conjunto edificado". "Os passos encontram-se nos roteiros turísticos e urge deitar mão à tarefa de proceder à sua recuperação.
Neste momento, temos orçamentos e é um investimento provavelmente superior a 100 mil euros. Fizemos algumas diligências e contamos com o apoio da Câmara de Guimarães, de modo especial o Presidente do Município que, de certo modo, nos deixou à vontade para apoiar esta tarefa importante para a Instituição e para a Cidade. Os «Passos» sendo propriedade da Irmandade estão ao serviço da Cidade e é um projecto com luz verde", informou.
A calendarização já está definida e o primeiro a intervir será o que está situado no Largo Martins Sarmento, num investimento de 20 mil euros. "Já temos orçamentos e a intervenção nos cinco Passos decorre da luz verde recebida do Presidente da Câmara que disponibilizou-se a apoiar esta obra e, a partir desse momento, encaramos como a recuperação de todos os Passos", justificou.

Num estudo intitulado «Os Passos de Guimarães», elaborado para a Muralha - Associação de Guimarães para a Defesa do Património, a investigadora Manuela de Alcântara Santos documenta a origem deste património material e imaterial importante pela carga histórico-cultural que comportam.

"Durante séculos modelaram o quotidiano vimaranense, e ainda hoje os que restam imprimem, na fisionomia do centro histórico, uma marca individualizadora que a enriquece. E continua a ser possível seguir uma Via Sacra reduzida, partindo do Passo do Largo República do Brasil (Jesus cai sob o peso da Cruz), seguindo pelo Largo da Senhora da Guia (Jesus encontra sua Mãe), subindo a Rua de Santa Maria (Jesus cai pela segunda vez) até junto da Igreja do Carmo (Jesus consola as mulheres de Jerusalém) e terminando no Largo João Franco ou da Misericórdia (Jesus é despojado das vestes).

 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Lobo (Permanente)
Avenida de Londres, 284

Vizela

Farmácia Ferreira (Disponibilidade)
Avenida Abade de Tagilde, Nº 901

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com