Curtas
«O Verde a Preto e Branco» na Colecção de Fotografia da Muralha, no Guimarãeshopping. Até 3 de Novembro
Facebook Twitter Google + YouTube
António Costa elogia «excelente exemplo» da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia

António Costa elogia «excelente exemplo» da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia

Ambiente8 de Junho, 2017 19:07

O Primeiro Ministro e Secretário-Geral do PS, António Costa, elogiou o exemplo de Guimarães e o programa de acção que está a ser desenvolvido para a apresentação da candidatura a Capital Verde Europeia em 2020.

Numa entrevista que é publicada no sítio da internet do PS de Guimarães, António Costa faz uma análise dos projectos implementados em Guimarães, dizendo: "Guimarães sabe trazer para o berço da Portugalidade a universalidade da cultura europeia, dando a conhecer muitos projetos, fazendo também da sua cidade e do seu concelho o berço da dinâmica de novas ideias. Depositária da nossa história, é um exemplo admirável em todo o país. Tem a ambição de, agora em 2020, voltar a ser uma Capital Europeia".

Para o Primeiro Ministro, "esta é uma ambição da maior importância. Se há grandes desafios que a Humanidade vai enfrentar ao longo deste século, o mais decisivo de todos, porque tem a ver com a sobrevivência da própria espécie, está relacionado com as alterações climáticas. Ganhar ou perder este desafio passa pela nova actuação dos governos das cidades".

Na mesma entrevista, António Costa acrescenta: "Guimarães candidatar-se a Capital Verde Europeia é um excelente exemplo. Este projeto europeu comum pode e deve ser partilhado por todos: pelos países, pelas cidades, pelas empresas e pelos cidadãos. Este novo paradigma de vida, como diz o Domingos Bragança, implica o envolvimento de todos nós". Aliás, o Secretário Geral do PS saúda o Presidente da Câmara "por saber interpretar particularmente bem aquilo que é hoje ser autarca".

"Tive oito anos a experiência de Presidente de Câmara e sei bem que a primeira missão de um Presidente é preocupar-se com os buracos da calçada, o candeeiro que tem a lâmpada fundida, as árvores que são necessárias podar, essa, é a primeira preocupação. Mas, hoje, um Presidente de Câmara não pode ser só o curador da qualidade da pequena obra do espaço público. Hoje, o Município tem de ser o representante catalisador de um desenvolvimento integrado de uma região", refere, considerando que "uma cidade como Guimarães, que deu ao país aquilo que o país é, tem de ter a ambição de se afirmar à escala europeia, tal como se afirmou como Capital Europeia da Cultura".

 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Henrique Gomes (Permanente)
Rua Dr. Carlos Saraiva, 46

Vizela

Farmácia São Miguel (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 442

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com