Curtas
«O Verde a Preto e Branco» na Colecção de Fotografia da Muralha, no Guimarãeshopping. Até 3 de Novembro
Exposição «O culto da memória», pintura de Rita Pinheiro, na Sociedade Martins Sarmento,. Até 25 de Agosto.
Facebook Twitter Google + YouTube
Festas Gualterianas ao rubro até segunda-feira em Guimarães

Festas Gualterianas ao rubro até segunda-feira em Guimarães

Cultura4 de Agosto, 2017 10:07

O primeiro fim-de-semana de Agosto é sinónimo de Festas Gualterianas. A partir de hoje e até segunda-feira são várias as iniciativas integradas nas Festas da Cidade.

Na Casa da Memória, até segunda-feira haverá visitas orientadas, uma actividade gratuita mediante a marcação prévia com 24 horas de antecedência. Ainda esta sexta-feira o Largo de Donães recebe, às 21h30, o espectáculo de circo contemporâneo «1.5ºC: o ponto de equilíbrio», pela Companhia Erva Daninha. Para as 22h00 estão marcadas três iniciativas em três espaços diferentes. No Largo Condessa do Juncal há concerto de Jorge Amado, no Largo do Toural decorre um Festival de Folclore e na Plataforma das Artes, Dengaz actua para o público mais jovem.

Para sábado, logo pela manhã às 9h30 nas ruas da Cidade, há desfile e concentração de Grupos de Bombos (iniciativa que se repete no domingo à mesma hora). No Campo de S. Mamede pelas 10h00 decorre a Feira de Gado e Concurso Pecuário, uma hora depois, às 11h00, realizam-se no Largo da Oliveira as Oficinas em Marcha, uma actividade destinada às famílias (iniciativa que se repete no domingo à mesma hora). Na parte da tarde às 16h00 no Coreto do Jardim da Alameda actua Zikas Trio. Às 18h00 pelas ruas da Cidade haverá a Batalha das Flores. Da parte da noite, a partir das 21h30 dá-se, no Largo do Toural uma arruada e encontro de tocadores de concertina, às 22h00 na Plataforma das Artes é a vez da cantora Aurea subir ao palco. Para terminar este dia às 00h30 na Alameda Alfredo Pimenta haverá uma sessão de fogo de artifício.

No domingo, para além das actividades acima mencionadas às 11h00 haverá, pelas ruas da Cidade o Desfile de Charretes Antigas. Às 12h30 na Igreja de S. Francisco decorrem as festividades litúrgicas em honra de S. Gualter. Às 16h00 também na Igreja de S. Francisco decorre a inauguração e bênção das imagens de S. Francisco de Assis e S. Gualter, uma hora depois realiza-se a procissão de S. Gualter com saída desta igreja e que irá percorrer as ruas da Cidade.
Para as 21h30 está marcado para o Largo do Toural o Despique de Bandas que contará com a presença das Bandas Musicais de Pevidém e de Caldas das Taipas. Às 22h00 no Largo Condessa do Juncal actua «Amigos de Guimarães» e à mesma hora na Plataforma das Artes é «Zé Amaro» quem canta.

Na segunda-feira - último dia das Festas Gualterianas - às 15h00 decorre no Centro Equestre Loureiro Velho em Fermentões a corrida de cavalos e às 23h00 a Marcha Gualteriana é o número que encerra as Festas da Cidade. Este ano serão 10 os carros alegóricos que irão percorrer as ruas da Cidade. São eles o carro «Cidade», carro «500 anos do Patrono da Escola Francisco de Holanda», o carro «140 anos dos Bombeiros Voluntários», carro «40 anos da CERCIGUI», carro «150 anos de Raul Brandão», o carro «Criança», os «100 anos do Orfeão», o carro «Açores», o carro «Cuba» e, por último, o carro «Balonas», dedicado aos obreiros. 

A juntar a tudo isso estão já a funcionar os tradicionais divertimentos e abarracamentos nas imediações da Igreja do Campo da Feira e na zona do Teleférico.  

As Festas Gualterianas são uma organização da Câmara Municipal, d'A Oficina, da ACIG e da Associação Artística da Marcha. As Festas da Cidade e Gualterianas e têm um orçamento global de 350 mil euros.

 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Nobel (Permanente)
Rua de Santo António, 70

Farmácia Faria (Disponibilidade)
R. do Calvário, 201

Vizela

Farmácia São Miguel (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 442

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com