Curtas
«O Verde a Preto e Branco» na Colecção de Fotografia da Muralha, no Guimarãeshopping. Até 3 de Novembro
Facebook Twitter Google + YouTube

VÍDEO: CIM do Ave apresentou PIICIE orçado em 5,774 M

Diversos12 de Setembro, 2017 11:01

A Comunidade Intermunicipal do Ave apresentou ontem o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, no âmbito do Programa Operacional Norte orçado em 5,774 milhões de euros numa sessão que contou com o Secretário de Estado da Educação, João Costa.

O local escolhido para a esta sessão foi o Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor. O referido Plano é promovido no âmbito do programa operacional NORTE 2020 e está integrado no Plano de Desenvolvimento e Coesão Territorial do Ave.

O documento tem como objectivo ‘definir novas abordagens educacionais’ a implementar nos estabelecimentos escolares dos concelhos de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

Trata-se de um plano para desenvolver nos próximos três anos letivos e que pretende ser agregador das medidas educativas de promoção do sucesso escolar e de combate ao abandono escolar, alinhadas com as políticas educativas nacionais e europeias, e reflectindo a estratégia educativa para a NUT III Ave, desenhada pelo Conselho Intermunicipal de Educação e restante comunidade educativa desta sub-região.

Na sessão de abertura coube a Adelina Paula Pinto, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães, dar as boas vindas aos participantes. No seu discurso, a Vereadora disse "não haver desenvolvimento sem uma aposta na educação", por isso um dos grandes objetivos deste plano é também "combater a baixa escolaridade existente na população activa" desta região.

Freire de Sousa, presidente da CCDR-Norte, esteve presente e elogiou o trabalho desenvolvido por esta Comunidade Intermunicipal, enaltecendo o facto da região do Ave ter conseguido superar os números que apontavam a região como uma das mais baixas no que ao nível de escolaridade diz respeito, terminando a sua intervenção dizendo "a educação é o que fica, do que passa".

Jorge Araújo da DGESTE, registou também com agrado a evolução e os progressos registados nos últimos anos, no entanto ressalvou que estes continuam abaixo de muitos países europeus.

Quanto ao Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, coube a Leonel Rocha e Adelina Paula Pinto, vereadores da Educação de Famalicão e Guimarães respectivamente, apresentarem as linhas gerais do mesmo. Com o objetivo de ser agregador das medidas educativas de promoção do sucesso escolar e de combate ao abandono escolar o plano é constituído por 22 projetos, sendo 9 projetos intermunicipais e 13 projetos municipais. Por isso a CIM do Ave pretende implementar as medidas nos 31 agrupamentos de escolas e duas escolas secundárias não agrupadas dos concelhos que constituem esta comunidade intermunicipal.

Os projectos intermunicipais são: Educação Parental, Escolas Empreendedoras IN.Ave, Ter Ideias para Mudar o Mundo, Hypatiamat, Curtir Ciência, Plataforma Mais Cidadania, Literatus e Salas de Aula do Futuro e Acompanhamento e Avaliação.

Coube ao Secretário de Estado da Educação João Costa encerrar esta sessão. Na sua intervenção elogiou o trabalho da CIM do Ave dizendo mesmo que "o trabalho que se conseguiu aqui na CIM do Ave foi dos mais interessantes do país", e que a "injustiça social" continua a ser o principal obstáculo para combater o insucesso escolar, e que este mesmo insucesso não é "um problema estatístico", e que não interessa que haja "0% de insucesso escolar se os alunos não aprenderem nada", por isso finalizou dizendo que depende de todos (poder político, professores, pais e alunos) fazer com que os alunos adquiram competências e se sintam felizes por isso.

Na tarde desta quinta-feira houve ainda intervenções de Helena Fonseca do PNPSE - Estrutura de Missão Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar; de Jorge Nunes, Vogal Executivo da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional NORTE 2020; Paulo Pereira, do Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães e dos professores da UMinho, Iolanda Ribeiro e Ricardo Pinto.

 

 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Horus (Permanente)
Largo do Toural, 26

Vizela

Farmácia Ferreira (Disponibilidade)
Avenida Abade de Tagilde, Nº 901

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com