Curtas
«O Verde a Preto e Branco» na Colecção de Fotografia da Muralha, no Guimarãeshopping. Até 3 de Novembro
Facebook Twitter Google + YouTube
Manuais escolares  e cadernos de actividades para todos os alunos do 1º ciclo de Guimarães

Manuais escolares e cadernos de actividades para todos os alunos do 1º ciclo de Guimarães

Educação13 de Setembro, 2017 09:01

Os manuais escolares e cadernos de actividades serão entregues a todos os alunos do 1º ciclo do concelho de Guimarães, no arranque do novo ano lectivo.

No regresso às aulas, os pais e encarregados de educação de alunos do 1º ciclo não precisam de adquirir quaisquer livros adoptados pelas escolas: os manuais serão emprestados pelo Governo e os cadernos de actividades serão oferecidos por iniciativa da Câmara de Guimarães.

A Vereadora do Departamento de Educação esclareceu que "os encarregados de educação não terão encargos financeiros com manuais referente ao 1º ciclo, nos quatro anos, porque o Ministério da Educação através dos respectivos agrupamentos de escolas vai proceder ao empréstimo dos manuais escolares de todas as áreas disciplinares do 1º ciclo, do 1º ao 4º ano". "No ano passado, só aconteceu com o 1º ano, mas este ano estende-se aos quatro anos de escolaridade do 1º ciclo", observou a Adelina Paula Pinto,, salientando que "em linha com essa orientação do Governo, a Câmara de Guimarães decidiu também atribuir os cadernos de actividades, os livros de fichas, a todos os alunos, independentemente de terem ou não escalão da acção social".

A responsável faz questão de frisar que "os pais e encarregados de educação não têm que se preocupar com a aquisição, nem dos manuais, nem dos cadernos de actividades, sendo que as escolas vão fornecer esses recursos pedagógicos a todos os alunos, quer por via da compra que têm feito dos manuais com as verbas do Ministério da Educação, quer os cadernos de actividades que a Câmara adquiriu e que fará a entrega em cada Agrupamento e em cada escola para serem disponibilizados aos alunos".

A Vereadora do Departamento de Educação justifica que os cadernos de actividades "não serão sujeitos ao processo de reutilização e reciclagem que está prevista para os manuais, porque são ferramentas de trabalho intensivo para os alunos que ainda são crianças e estão no início do percurso escolar". Por isso, anotou: "no final do ano, ficarão com os alunos, não haverá recolha dos cadernos de actividades".

De acordo com Adelina Paula Pinto, a Câmara continuará a atribuir material escolar às escolas prosseguindo, por essa via, a "discriminação positiva dos alunos com escalão com intuito da valorização dos alunos com mais dificuldades" com atribuição de cadernos, canetas, lápis e outro material de "desgaste pessoal".

 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Horus (Permanente)
Largo do Toural, 26

Vizela

Farmácia Ferreira (Disponibilidade)
Avenida Abade de Tagilde, Nº 901

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com