Curtas
«Memento - Raimundo Fernandes, um coleccionador de Guimarães», Casa da Memória. Até 4 de Março.
Facebook Twitter Google + YouTube
Semana Europeia da Mobilidade arranca este sábado em Guimarães

Semana Europeia da Mobilidade arranca este sábado em Guimarães

Ambiente16 de Setembro, 2017 08:14

A Semana Europeia da Mobilidade arranca este sábado em Guimarães com uma iniciativa que pretende promover a saúde e bem-estar, ao mesmo tempo que proporciona um passeio e partilha de conhecimento naquele que é o pulmão verde de Guimarães. A proposta passa por uma subida à Penha, no Teleférico, e descida a pé pelos trilhos.

A semana temática (16 a 22 de setembro), que contará com diversas ações que se fazem em nome do ambiente e de um futuro mais sustentável, tem este ano o lema “A partilhar, chegamos mais longe”. O objectivo é promover soluções de mobilidade partilhada e realçar os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos, dando especial ênfase à utilização de bens ao invés da posse dos mesmos.

No primeiro dia da Semana Europeia da Mobilidade, pelas 18 horas, terá lugar mais uma edição da iniciativa “A Penha é Nossa”. Nela, os participantes subirão de Teleférico até à Montanha da Penha, descendo depois a pé pelos trilhos e apreciando a paisagem que Guimarães oferece. Já no Centro Histórico haverá música com mais uma edição do Sunset Praça, onde se convida a população a descontrair.

No domingo, dia 18, ao longo da manhã, os vimaranenses e os visitantes são convidados a deixar o carro em casa, aproveitando para passear pelo centro da Cidade sem o barulho e a presença dos carros, no âmbito da iniciativa europeia “Dia Sem Carros”.
As viagens na Linha da Cidade dos TUG serão gratuitas, bem como o acesso aos parques públicos, entre as 10h30 e as 13 horas (os parques são todo o dia, acho que foi o comunicado pela Vitrus, o daniel tinha dito isso) No Campo de S. Mamede, pelas 09 horas, terá início a XI edição da “Caminhada Solidária e Mini-Maratona da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães.
A partir das 16 horas, na Plataforma das Artes e da Criatividade (PAC), a Get Green promove o uso da bicicleta, ensinando a manuseá-la e a conhecer as regras de trânsito, através do projeto “Educabicla”. A mesma entidade promove mais uma edição do “Cycle Chic”, onde o objetivo é sensibilizar a população para a utilização da bicicleta como meio de transporte sustentável, ecológico, saudável, económico e elegante. Os ciclistas pedalarão utilizando a roupa casual, esquecendo os fatos de treino e as licras. O ponto de encontro é na PAC.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma campanha anual sobre mobilidade urbana sustentável, organizada com o apoio da Direção Geral da Mobilidade e dos Transportes da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pela Agência Portuguesa do Ambiente, e que será organizada em Guimarães pelo Município de Guimarães, Laboratório da Paisagem e Unidade Operacional de Transporte Local da Estrutura de Missão da Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020.
Este ano, em toda a Europa, mobiliza mais de 2000 municípios, num total de 44 países. Mas também no Japão, Mali, México e Coreia do Sul a mobilidade será destaque.

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Barbosa (Permanente)
Largo do Toural, 37

Vizela

Farmácia Ferreira (Disponibilidade)
Avenida Abade de Tagilde, Nº 901

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com