Curtas
«O sonho de voar», exposição de fotografia Mário Cruz, na Assembleia de Guimarães. Até 29 de Novembro.
«Paisagens silenciosas» na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. Até 29 de Novembro.
Facebook Twitter Google + YouTube
Vereador do PSD anunciou apresentação de requerimento para consultar parecer do ICOMOS sobre Parque Camões

Vereador do PSD anunciou apresentação de requerimento para consultar parecer do ICOMOS sobre Parque Camões

Política19 de Outubro, 2017 15:46

O Vereador do PSD, Ricardo Araújo, pediu esclarecimentos ao Presidente da Câmara de Guimarães sobre o parecer negativo do ICOMOS - Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios dado à construção do parque de Estacionamento de Camões, mostrando-se apreensivo com as eventuais implicações no processo de alargamento à Zona de Couros da área classificada com o título de Património Mundial pela UNESCO.

Numa intervenção feita no período antes da ordem do dia, na primeira reunião deste mandato realizada esta quinta-feira, o Vereador do PSD justificou que o "assunto veio recentemente a público de que o ICOMOS teria emitido um parecer à Câmara de Guimarães, com um parecer negativo à instalação do Parque de Estacionamento de Camões". "Confirma a recepção do documento? Emite um parecer negativo? Quando é que foi recepcionado?", questionou Ricardo Araújo.

Na resposta,o Presidente da Câmara revelou que o "parecer não é peremptório nem vinculativo", tendo afirmado: "isto tem esta história. Em Abril de 2017, solicitei por ofício ao ICOMOS o destacamento de um acompanhamento da obra do Parque de Camões, já estava o processo em fase de concurso e adjudicação". Domingos Bragança assinalou que "quando foi iniciado o processo de candidatura do alargamento à Zona de Couros da classificação da UNESCO atribuída ao Centro Histórico já constava a construção do Parque no quarteirão situado entre as ruas da Liberdade, Camões e Caldeiroa, a obra já estava incluída. O ICOMOS considerou possível e consta da aceitação da Zona de Couros na lista indicativa de Portugal a Património Mundial".

O Autarca continuou, alegando que solicitou esse parecer "com esse cuidado" e em articulação com a arquitecta Alexandra Gesta, responsável por essa candidatura. "Estiveram cá dois vice-presidentes do ICOMOS, Ana Paula Amendoeira e José Aguiar, que já foram Presidentes do ICOMOS e são os dois técnicos que acompanham desde sempre a candidatura de Guimarães. Foram exactamente esses dois vice-presidentes que deram acordo ao Parque de Camões", declarou.
Durante a reacção, Domingos Bragança precisou que "em finais de Julho ou Agosto, a Presidente do ICOMOS esteve reunida com dois contestatários do Parque. O processo já estava adjudicado e o parecer não é vinculativo", referindo que foi informado do conteúdo por e-mail.

"Quero reunir com a Presidente do ICOMOS para perceber como é que há esta contradição do ICOMOS", manifestou, argumentando que "a Presidente do ICOMOS não veio em missão oficial, mas os técnicos vieram". "A obra está consignada e vai avançar dentro de pouco tempo", vincou Domingos Bragança, frisando que "estão em causa documentos", considerando "inqualificável" a atitude da Presidente do ICOMOS.

O Vereador do PSD anunciou a apresentação de um requerimento para consultar o processo.

O Presidente da Câmara rematou: "a decisão está tomada, a obra está entregue ao empreiteiro e vai concretizar-se, o projecto foi sufragado em 2013 e no passado dia 1 de Outubro pelos vimaranenses". A obra deverá ter início na próxima semana.

 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Avenida (Permanente)
Av. D. João IV, 585 r/c

Vizela

Farmácia Ferreira (Disponibilidade)
Avenida Abade de Tagilde, Nº 901

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com