Curtas
«O sonho de voar», exposição de fotografia Mário Cruz, na Assembleia de Guimarães. Até 29 de Novembro.
«Paisagens silenciosas» na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. Até 29 de Novembro.
Facebook Twitter Google + YouTube
Rui Vieira de Castro é o novo Reitor da Universidade do Minho

Rui Vieira de Castro é o novo Reitor da Universidade do Minho

Educação24 de Outubro, 2017 11:53

Rui Vieira de Castro é o novo Reitor da Universidade do Minho para o período 2017-2021. O Professor Catedrático do Instituto de Educação foi eleito esta terça-feira de manhã por maioria dos membros do Conselho Geral. A tomada de posse realiza-se no mês de Novembro no salão medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga.

Em comunicado, a Uminho realça que "no seu programa de acção são valorizadas como prioridades estratégicas para os próximos anos a oferta de uma educação superior de elevada qualidade, através de projetos inovadores em diferentes modalidades formativas e orientados para públicos diversificados, a consolidação internacional da investigação científica realizada na Universidade, assegurando a sua excelência, o seu impacto e a sua abertura em todas as áreas de atuação da instituição, bem como a implicação activa da UMinho na promoção do desenvolvimento cultural, social e económico dos territórios e do país".

"Aprofundar a qualidade da internacionalização da Universidade, reforçando a sua presença em redes internacionais, consolidando parcerias estratégicas e intensificando a sua atividade no quadro do espaço europeu de ensino superior, incrementar a qualidade institucional da UMinho, através de novas orientações e dispositivos relativos à sua organização e gestão, e melhorar a qualidade de vida nos campi e a qualidade das suas infraestruturas, assumindo os valores da inclusão e da sustentabilidade ambiental, são outras prioridades em que assenta o programa de acção validado pelo Conselho Geral da Universidade", prossegue o comunicado.

A UMinho, que conta com mais de 19 mil alunos e 1250 professores, volta assim a ser liderada por um reitor formado na própria Universidade. Rui Vieira de Castro foi o único candidato ao cargo de Reitor.

Nascido em Caldas de Vizela há 59 anos, é licenciado em Ensino de Português e Inglês pela UMinho, mestre em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa e doutorado em Educação pela UMinho. Após uma curta experiência como docente do ensino secundário, ingressou na UMinho em 1983, onde veio a desenvolver toda a sua carreira profissional. Nesta instituição foi, nos últimos oito anos, vice-reitor para a Educação e vice-reitor para o Ensino e a Investigação.

Por outro lado, leccionou em diversas universidades portuguesas e estrangeiras. Foi consultor do Ministério da Educação e dirigiu vários projectos de investigação, apoiados por agências nacionais e internacionais. É autor de numerosos livros, capítulos de livros e artigos. Coordenou projectos de cooperação para o desenvolvimento em Timor-Leste. Foi presidente da Associação Portuguesa de Linguística, director da Revista Portuguesa de Educação e co-fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, da Littera - Associação Portuguesa para a Literacia e da Sociedade Portuguesa de Didáctica das Línguas e das Literaturas.

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Avenida (Permanente)
Av. D. João IV, 585 r/c

Vizela

Farmácia Ferreira (Disponibilidade)
Avenida Abade de Tagilde, Nº 901

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com