Curtas
«Paisagens silenciosas» na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. Até 29 de Novembro.
«O sonho de voar», exposição de fotografia Mário Cruz, na Assembleia de Guimarães. Até 29 de Novembro.
Facebook Twitter Google + YouTube
Alexandra Gesta desvaloriza documento da Presidente do ICOMOS sobre Parque Camões

Alexandra Gesta desvaloriza documento da Presidente do ICOMOS sobre Parque Camões

Cultura25 de Outubro, 2017 13:42

A Coordenadora do processo de candidatura da zona de Couros a Património Mundial, Alexandra Gesta, desvaloriza o conteúdo do documento que a Presidente do ICOMOS fez chegar à Câmara de Guimarães sobre o Parque de Estacionamento de Camões.

"A missão oficial decidida pela Presidente do ICOMOS dá um parecer absolutamente irrepreensível, onde coloca a obrigação e missão de cada um e termina sem apontar erros ao processo", afirma a responsável do Gabinete de Couros, do Município, acrescentando que, depois, "chega outro documento que é um assunto que, no meu entender, deveria ter ficado dentro do ICOMOS até os três, a Presidente e os dois vice-presidentes, terem chegado a um acordo".
Ao ser instada a pronunciar-se sobre as contradições existentes entre os técnicos do ICOMOS sobre o Parque de Camões, na sequência do assunto levantado na última reunião do Executivo, Alexandra Gesta considera a questão não pode ser tratada como uma "brincadeira". 

"Estamos a falar de pessoas que são técnicos da UNESCO e não pode cada um dar a sua opinião. A minha opinião é que a candidatura de couros não está comprometida com este projecto... E não está!", vincou. E foi mais longe: "o projecto não compromete a candidatura, assim como não comprometem todos os projectos de reabilitação realizados e a realizar em Couros". "O que é que dói neste momento? Foram feitas n intervenções a propósito da Capital Europeia da Cultura e todos os arquitectos têm maneiras diferentes de intervir e felizmente que assim é! Quem decide não sou eu, nem um técnico do ICOMOS, felizmente que a legislação está feita", comentou, precisando que o pedido de acompanhamento feito àquele organismo associado à UNESCO foi dirigido à Presidente do ICOMOS, Maria Ramalho, em Março deste ano.

"A resposta veio de imediato e foi dito pela Sra. Presidente que, naquele momento, as pessoas que considerava as mais habilitadas, porque sempre acompanharam o processo, a fazerem essa peritagem era Ana Paula Amendoeira e José Aguiar, exactamente por serem as pessoas que desde longa data acompanham Guimarães e teriam a visão de continuidade. A visita de missão foi efectuada a 18 de Abril", disse.

Nessa visita, continuou: "discutimos assuntos e chegamos à conclusão que Guimarães estava na sua continuidade histórica a evoluir num processo de modernização e de beneficiação da malha urbana, inclusivamente a questão do Parque de Estacionamento também foi levantada e ficou acordado que toda a zona envolvente ao Parque fosse tratada do ponto de vista do arranjo exterior pelo mesmo arquitecto da Zona Couros".

Admitindo que se encontrou com Maria Ramalho no final de Julho, em Guimarães, a pedido da responsável do ICOMOS, Alexandra Gesta comentou o conteúdo do documento que, em Setembro, chegou à Autarquia: "comecei a ler e percebi que era um conjunto de afirmações de quem não estava por dentro do assunto, por isso, fiz uma informação ao Presidente da Câmara para que não tomasse aquilo como um parecer, porque é a desvirtuação completa da dignidade do ICOMOS, porque é absolutamente contraditório com a missão oficial que tinha vindo, com comparações que não têm escala".

Recorde-se que, na última reunião do Executivo vimaranense, o PSD anunciou a apresentação de um requerimento sobre o assunto e o Presidente da Câmara apontou a existência de contradições entre os técnicos do ICOMOS.

No seguimento dessa sessão, o www.guimaraesdigital.com dirigiu por e-mail à Presidente do ICOMOS um pedido no sentido de esclarecer o assunto abordado na reunião da vereação, mas até ao momento ainda não conseguimos obter a reacção de Maria Ramalho. Os serviços do ICOMOS fizeram saber que a responsável se encontrava ausente do País, prometendo o contacto logo que fosse possível.

 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Avenida (Permanente)
Av. D. João IV, 585 r/c

Vizela

Farmácia Ferreira (Disponibilidade)
Avenida Abade de Tagilde, Nº 901

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com