Curtas
«Paisagens silenciosas» na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. Até 29 de Novembro.
«O sonho de voar», exposição de fotografia Mário Cruz, na Assembleia de Guimarães. Até 29 de Novembro.
Facebook Twitter Google + YouTube
Parecer do ICOMOS e implicações na candidatura de Couros novamente em destaque na reunião do Executivo

Parecer do ICOMOS e implicações na candidatura de Couros novamente em destaque na reunião do Executivo

Política2 de Novembro, 2017 19:27

O parecer do ICOMOS à construção do parque de estacionamento no interior do quarteirão formado pelas ruas da Liberdade, Camões e Caldeiroa voltou a dominar atenções na reunião do executivo vimaranense, tocando nas implicações para a candidatura da Zona de Couros a Património Mundial.

Numa intervenção feita no período antes da ordem do dia, na reunião desta quinta-feira, o Vereador do PSD, André Coelho Lima, considerou que o Presidente da Câmara, ao ter conhecimento do documento um mês antes das últimas eleições autárquicas, deveria ter revelado o seu conteúdo, alegando que a Autarquia "se pediu o parecer é porque precisava dele". 

O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, reagiu, referindo que o parecer do ICOMOS "não tem efeitos vinculativos". "Sendo uma recomendação não comprometia o objectivo de requalificar todo o quarteirão de Couros", alegou, acrescentando que o documento "não tem consenso dentro do ICOMOS".

Domingos Bragança realçou que o processo de candidatura da zona de Couros a Património Mundial está a seguir o seu caminho junto da UNESCO,  insistindo que a arquitecta Alexandra Gesta, responsável pelo processo da candidatura de Couros a Património Mundial, considera inexistentes as implicações do parecer do ICOMOS. O Autarca mostrou-se confiante no sucesso desse processo, destacando que o parque de estacionamento vai valorizar aquela área, sublinhando que "Guimarães não é uma cidade arqueológica, é uma Cidade viva".

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Avenida (Permanente)
Av. D. João IV, 585 r/c

Vizela

Farmácia Ferreira (Disponibilidade)
Avenida Abade de Tagilde, Nº 901

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com