Curtas
«Paisagens silenciosas» na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. Até 29 de Novembro.
«O sonho de voar», exposição de fotografia Mário Cruz, na Assembleia de Guimarães. Até 29 de Novembro.
Facebook Twitter Google + YouTube
Centro de Computação Gráfica da Uminho celebra dia Mundial da Usabilidade

Centro de Computação Gráfica da Uminho celebra dia Mundial da Usabilidade

Sociedade10 de Novembro, 2017 09:28

O Centro de Computação Gráfica (CCG) da Universidade do Minho assinala hoje o Dia Mundial da Usabilidade, com uma dezena de palestras de oradores reputados na área, das 9h30 às 17h00, no Hotel de Guimarães.

As boas-vindas contam com o diretor-executivo do CCG, João Nuno Oliveira, e o coordenador de Perceção Multimodal e Sistemas Imersivos do CCG, Carlos Silva. Seguem-se as intervenções de Tobias Altmueller (Bosch, Alemanha), Alexandra Fernandes (Institute for Energy Technology, Noruega), João Moutinho (CCG) e, de tarde, Diamantino Freitas (Universidade do Porto), Ana Moreira (SCALab/Renault, França), Tim Smith (UsTwo Auto, Reino Unido), Nora Broy (BMW Research, Alemanha) e Emanuel Sousa (CCG).

Os temas abordados abrangem desde o design centrado no utilizador para a modalidade auditiva até à monitorização autónoma das salas de controlo das centrais nucleares. O programa destaca ainda um grande desafio do futuro próximo: como lidaremos com o carro autónomo e como será a interação homem-máquina em novos interfaces. Este evento é cofinanciado pelo Norte2020 e FEDER.

O Dia Mundial da Usabilidade visa sensibilizar a sociedade para a importância da usabilidade em educação, saúde, comunicação, privacidade e entretenimento. As iniciativas incluem, por exemplo, conferências, demonstrações e consultórios abertos de usabilidade ou de levantamento de necessidades. Este Dia é comemorado desde 2005, sob o mote «Um telemóvel deve ser tão fácil de usar como a maçaneta de uma porta». Mais de uma década depois, as celebrações percorrem o mundo. As tecnologias evoluíram, mas os problemas de interação permanecem, como o bloqueio do telemóvel ou da máquina de bilhetes de comboio.

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Avenida (Permanente)
Av. D. João IV, 585 r/c

Vizela

Farmácia Ferreira (Disponibilidade)
Avenida Abade de Tagilde, Nº 901

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com