Curtas
«O sonho de voar», exposição de fotografia Mário Cruz, na Assembleia de Guimarães. Até 29 de Novembro.
«Paisagens silenciosas» na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. Até 29 de Novembro.
Facebook Twitter Google + YouTube
Centro de Operações Refood começa a funcionar na cave da Junta de Freguesia de Azurém

Centro de Operações Refood começa a funcionar na cave da Junta de Freguesia de Azurém

Sociedade13 de Novembro, 2017 10:58

O núcleo Refood Guimarães começa esta segunda-feira a distribuir bens alimentares a famílias carenciadas. O Centro de Operações funcionará provisoriamente, em instalações cedidas pela Junta de Freguesia de Azurém.

Combater a fome e o desperdício alimentar é o propósito do movimento Refood que inicia uma nova etapa em Guimarães. 

Depois da iniciativa «Pão e Bolos» iniciada em Fevereiro deste ano, o núcleo vai começar a distribuir diariamente refeições às pessoas carenciadas, funcionando entre as 18h00 e as 00h00, no centro de operações montado na cave da Junta de Freguesia de Azurém.

Alda Ribeiro, uma das impulsionadoras deste movimento, sustenta que o projecto está alicerçado "no resgate de comida em óptimo estado, que não é vendida, junto de  hotéis, restaurantes e padarias e que o Refood encaminha para o centro de operações". Depois, continua,  "procederemos ao empacotamento, à conservação e à distribuição junto dos beneficiários que têm de se deslocar ao nosso centro de operações".

"Foi devido a uma grande generosidade do Presidente da Junta de Azurém, que conseguimos este primeiro espaço, enquanto as instalações definitivas não ficarem concluídas porque a Santa Casa da Misericórdia de Guimarães disponibilizou-nos um espaço muito próximo do antigo Hospital de Guimarães, mas esse espaço precisa de obras", observa a responsável, elogiando a colaboração de um gabinete de arquitectos da Cidade que elaborou o projecto de recuperação que já deu entrada para apreciação na Câmara.

"Daqui a ano e meio, dois anos, já estaremos no espaço definitivo, mas estamos seguros que começamos o nosso trabalho em Azurém com boas condições, com os requisitos mínimos para trabalhar com dignidade e respeitando as normas que estão estabelecidas pela legislação em vigor", referiu.

A partir desta segunda-feira, 30 pessoas de cinco famílias vão receber o apoio do Refood Guimarães. "Vamos começar inicialmente com poucas famílias para garantirmos que o trabalho é bem feito, para podermos limar arestas e aperfeiçoarmos a nossa actuação", elucida Alda Ribeiro, fazendo questão de agradecer o acarinhamento que o projecto tem merecido dos empresários e da comunidade em geral.

O Refood é um projecto 100 por cento voluntário cuja acção visa eliminar o desperdício alimentar, fazendo a ponte entre os estabelecimentos com excedentes e as pessoas/instituições carenciadas nos bairros urbanos, promovendo o envolvimento da comunidade local.

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Avenida (Permanente)
Av. D. João IV, 585 r/c

Vizela

Farmácia Ferreira (Disponibilidade)
Avenida Abade de Tagilde, Nº 901

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com