Curtas
«Memento - Raimundo Fernandes, um coleccionador de Guimarães», Casa da Memória. Até 4 de Março.
Facebook Twitter Google + YouTube
Cortejo do Pinheiro abre mais uma edição das Festas Nicolinas

Cortejo do Pinheiro abre mais uma edição das Festas Nicolinas

Cultura29 de Novembro, 2017 09:05

A noite desta quarta-feira é mais longa de Guimarães. Às ruas da Cidade sai o Cortejo do Pinheiro que marca o início de mais uma edição da festa dos estudantes vimaranenses.

Como manda a tradição nicolina, o Cortejo sai das Cancelas da Veiga e depois de percorrer algumas das principais artérias da Cidade, nomeadamente pela «sala de visitas» como é o Largo do Toural, vai a enterrar no Campo da Feira, junto ao monumento ao Nicolino.

Independentemente das condições climatéricas, milhares de estudantes vimaranenses de todas as idades, sairão à rua com caixas e bombos, ao som do toque nicolino, para assinalar o início dos festejos centenários.

Os festejos nicolinos vão prosseguir sábado com as Danças de São Nicolau, número assegurado pelos velhos nicolinos que levam ao palco do Centro Cultural Vila Flor uma sátira do último ano da vida vimaranense.

O programa da responsabilidade da Comissão de Festas, é retomado segunda-feira com a realização das Posses. O início é no Campo da Feira e leva os elementos da Comissão a recolher comida e bebidas para oferecer à população um Magusto, no Centro Histórico.

Esta manhã, os elementos da Comissão Nicolina deslocaram-ao à Quinta de Aldão para o corte do pinheiro que vai agora ser decorado para o Cortejo desta noite.

Na terça-feira é dia de Pregão de S. Nicolau. Pelas ruas da Cidade, o Pregoeiro faz ouvir a sua voz crítica em verso satírico.

A tradição nicolina prossegue com as populares e românticas Maçãzinhas. Número marcado para quarta-feira e que nos últimos anos tem decorrido no Largo do Toural. Nas varandas e janelas ornamentadas com capas nicolinas, as raparigas esperam receber na ponta das lanças as maçãzinhas dos jovens nicolinos, prometendo retribuir com uma prendinha. 

As festas encerram com o Baile Nicolino, no dia 7 de Dezembro.
Refira-se que em dia não revelado, a Comissão de Festas leva a cabo as tradicionais Roubalheiras.  

 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Vitória (Permanente)
GuimarãeShopping, Alameda Dr. Mariano Felgueiras, Lj 101/102

Farmácia Faria (Disponibilidade)
R. do Calvário, 201

Vizela

Farmácia São Miguel (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 442

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com