Curtas
«Memento - Raimundo Fernandes, um coleccionador de Guimarães», Casa da Memória. Até 4 de Março.
Facebook Twitter Google + YouTube
Vice-directora do Grupo 3Bs  premiada com bolsa de dois milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação

Vice-directora do Grupo 3Bs premiada com bolsa de dois milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação

Educação29 de Novembro, 2017 10:06

Manuela Gomes, vice-directora do Grupo 3Bs - Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos da Universidade do Minho, acaba de receber uma bolsa de dois milhões de euros, atribuída pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC). Esta bolsa de consolidação de carreira (Consolidator Grant) é das mais prestigiadas a nível europeu. A cientista tem agora cinco anos para desenvolver substitutos biológicos de tendões e ligamentos.

O projecto premiado, intitulado «MagTendon: Tecnologias de engenharia de tecidos associadas a metodologias de estimulação magnética para a regeneração de tendões», permitirá consolidar uma linha de investigação inovadora centrada na combinação de biomateriais e células estaminais, através de abordagens da engenharia de tecidos para a conceção de substitutos biológicos de tendões e ligamentos. Serão desenvolvidos até 2022 novos biomateriais com propriedades magnéticas que possam ser usados em tecnologias de ponta, nomeadamente a bioimpressão 3D, permitindo um controlo muito específico das estruturas tridimensionais a desenvolver e imitando a arquitetura única do tendão e ligamento e da interface tendão-osso. 

Esta abordagem inovadora permitirá controlar o comportamento de células estaminais incorporadas nesses biomateriais magnéticos (biotintas magnéticas) quando cultivados em laboratório (in vitro) e possibilitar o seu controlo remoto, após implantação, através da aplicação de campos magnéticos de intensidade controlada. “Será possível, desta forma, dirigir o processo de reparação do tecido para que este regenere e recupere a biofuncionalidade original, além de permitir que sejam criadas terapias personalizadas. Atualmente, o tratamento de lesões/doenças dos tendões é ainda limitado, obtendo-se resultados clínicos pouco satisfatórios”, realça a investigadora. Esta bolsa visa criar diversas plataformas, incluindo modelos únicos de tendão para aprofundar o conhecimento da biologia básica do tecido, e substitutos vivos de tendão, visando o estabelecimento de uma nova geração de terapias avançadas com elevado potencial de aplicação clínica no futuro. “O potencial de aplicações é quase ilimitado e as vantagens para a qualidade de vida dos pacientes é indiscutível”, acrescenta.

“Esta distinção representa o reconhecimento da investigação desenvolvida no Grupo 3B’s e do potencial de inovação das ideias que se pretende desenvolver no futuro próximo e que acreditamos que irão contribuir significativamente para o tratamento de lesões e doenças que afetam milhares de pessoas. A atribuição da Consolidator Grant é simultaneamente motivo de uma enorme satisfação pessoal e uma fonte de motivação muito importante para continuarmos a fazer investigação de excelência em Portugal. Por vezes, vale a pena dedicar 20 anos da nossa vida a algo em que realmente acreditamos”, afirma Manuela E. Gomes. 

As bolsas do ERC são o tipo de projeto científico mais prestigiado na Europa, sendo atribuídas nas mais diversas áreas científicas. Estas bolsas individuais premeiam a excelência do investigador, sendo a sua avaliação fundamentada, em 50%, no currículo, e, em 50%, na excelência do projeto a executar, no seu grau de risco e na abordagem radicalmente inovadora nas fronteiras da ciência. A UMinho já conseguiu nos diversos concursos seis bolsas do ERC, uma de iniciação de carreira, três de consolidação de carreira e duas avançadas. Destas seis bolsas, cinco foram atribuídas a cientistas do Grupo 3B’s. Trata-se de um dos grupos de investigação portugueses baseados numa universidade pública com maior taxa de sucesso nestes concursos altamente competitivos. É um dos líderes mundiais nesta área de investigação, sendo atualmente responsável por projetos com financiamento de cerca de 50 milhões de euros.

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Vitória (Permanente)
GuimarãeShopping, Alameda Dr. Mariano Felgueiras, Lj 101/102

Farmácia Faria (Disponibilidade)
R. do Calvário, 201

Vizela

Farmácia São Miguel (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 442

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com