Curtas
«Memento - Raimundo Fernandes, um coleccionador de Guimarães», Casa da Memória. Até 4 de Março.
Facebook Twitter Google + YouTube

VÍDEO: Obras na Capela de S. Crispim vão dar novo impulso à Irmandade que faz a Ceia dos Pobres

Sociedade21 de Dezembro, 2017 10:51

Mais uma vez, a chama mágica do Natal ganha uma consistência especial no Albergue de S. Crispim, onde será servida a tradicional Ceia dos Pobres a todos aqueles que na noite da Consoada ali se deslocarem para o jantar.

Por iniciativa da Irmandade de S. Crispim e de S. Crispiniano, os preparativos estão em marcha para que no próximo domingo se instale a azáfama na pequena cozinha, onde serão cozidas as batatas, o bacalhau e as couves que vão dar conforto ao estômago e animar o semblante de dezenas pessoas.
"No ano passado, servimos 90 refeições, saiu daqui toda a gente satisfeita. É assim o Natal", refere o incansável Juiz da Irmandade, anunciando que o bacalhau será colocado a demolhar amanhã. "As postas são boas e precisam de ser bem demolhadas", justifica José Pereira, desabafando: "dá trabalho, mas é um gosto muito grande! Alguém tem de continuar a servir uma refeição condigna a quem precisa numa noite tão especial.
Felizmente, contamos com a ajuda de muita ajuda, ninguém passa fome".
O Juiz daquela instituição garante que a ceia de Natal do Albergue de S. Crispim "é uma tradição que Guimarães nunca vai deixar morrer", porque ela significa verdadeiramente o "espírito do Natal". 

Restauro quase
concluído

O espaço onde é servida a Ceia dos Pobres é contíguo à capela que há cerca de dois anos está a ser submetida a obras de reabilitação. A intervenção está praticamente concluída, destacando-se ao olhar o esplendor artístico dos altares restaurados.
O Juiz recorda que as obras permitiram a descoberta de um conjunto significativo de peças em prata escondidas num cofre oculto numa parede da sacristia. A prataria foi inventariada e retirada daquele espaço que está a sofrer uma cuidadosa requalificação, sob orientação da arquitecta Alexandra Gesta, enquanto liderava o Gabinete de Couros. Sítios Patrimoniais.
 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Lobo (Permanente)
Avenida de Londres, 284

Vizela

Farmácia Alves (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 1078

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com