Curtas
«Memento - Raimundo Fernandes, um coleccionador de Guimarães», Casa da Memória. Até 4 de Março.
Facebook Twitter Google + YouTube

VÍDEO: Ourivesaria Sousa & Coelho comemorou 100 anos

Sociedade22 de Dezembro, 2017 13:07

A Ourivesaria Sousa & Coelho comemorou 100 anos de actividade comercial com uma sessão evocativa realizada na Sociedade Martins Sarmento.

Numa palestra sobre a Ourivesaria Sousa & Coelho, Maria Rosa Saavedra descreveu o percurso de sucesso de uma empresa criada em 1917 por João Batista de Sousa, nas Portas da Vila, com o nome de Ourivesaria Progresso e que, dois anos depois, transferiu-se para as actuais instalações do Largo do Toural, adoptando o nome comercial de Ourivesaria Sousa. 

Natural de Paços de Ferreira, aprendeu o ofício na Póvoa de Varzim, antes de se estabelecer em Guimarães, terra natal de Leopoldina Augusta Xavier Monteiro com quem casou, em Março de 1914.

Numa fase menos favorável do mercado, João Sousa estabelece sociedade com Armindo Coelho, altura em que a ourivesaria adopta a denomição de Sousa & Coelho. A "tenacidade" de João Sousa e a qualidade das jóias produzidas na oficina da sua ourivesaria, afirmam no mercado a empresa na área do ouro, prata, jóias usadas e louças antigas. Com a criação do cartão de crédito fideliza clientes. 
À morte de João Batista Sousa, é o neto e sócio da empresa, João Gomes Alves quem assume a direcção da empresa. O jovem advogado que acabara de concluir a sua formação superior, imprime nova dinâmica à empresa. Acompanha os vendedores da empresa em feiras do sector e promove a sua internacionalização, exportando para vários países europeus e até para os Estados Unidos.  Ao mesmo tempo, cria e dinamiza a associação de classe.

A morte de João Sousa, em 1979, remete a empresa para um período de "grande indefinição". É nessa altura que João Gomes Alves entrega a direcção da empresa à sua mulher. A professora Maria Adelaide Saavedra Gomes Alves divide o seu tempo entre a docência e a gestão da Sousa & Coelho. Vai a feiras internacionais, desenha muitas das jóias que ainda hoje são comercializadas na Ourivesaria Sousa & Coelho e promove a remodelação do edifício no Largo do Toural. A doença que lhe roubou a vida, em 2007, impede-a de ver o fim do restauro. O seu lugar na empresa é assumida pela mais nova das suas três filhas, Sofia Isabel que ainda hoje dirige a Sousa & Coelho.
"A longividade da empresa deve-se ao fundador João Sousa e ao seu sócio, Armindo Coelho, à minha mulher, Maria Adelaide e à minha filha, Sofia Isabel", destacou João Gomes Alves na sessão evocativa do centenário realizada no salão nobre da Sociedade Martins Sarmento que contou com a presença do Presidente da Câmara, Domingos Bragança.

A evocação do centenário da Ourivesaria Sousa & Coelho foi assinalada com a apresentação da reinterpretação do torque castrejo usado por chefes guerreiros e que faz parte do espólio da Sociedade Martins Sarmento. Colar em prata dourada, de autoria da jovem vimaranense Ana Cotter, a peça agora reinventada apresenta-se mais "esbelta" com as lágrimas que tomaram o lugar dos terminais da peça original. Peça que significava "poder e prestígio", ganha agora outro significado cultural.

 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Lobo (Permanente)
Avenida de Londres, 284

Vizela

Farmácia Alves (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 1078

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com