Curtas
«Memento - Raimundo Fernandes, um coleccionador de Guimarães», Casa da Memória. Até 4 de Março.
Facebook Twitter Google + YouTube
Incubadora de base rural assinou contratos com empreendedores para criação de empresas

Incubadora de base rural assinou contratos com empreendedores para criação de empresas

Sociedade12 de Janeiro, 2018 13:31

O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural esteve esta sexta-feira em Guimarães.

O governante presidiu à cerimónia de assinatura dos contratos de incubação entre a Incubadora de Base Rural e 16 empreendedores que se candidataram e que foram seleccionados para beneficiar dos apoios para o aprofundamento do seu conhecimento sobre a economia de base rural. 
José Távora, arquitecto de 59 anos, é um dos 16 participantes na oficina de empreendedores que vai funcionar durante um ano e onde espera obter conhecimento para preservar e desenvolver uma quinta familiar localizada em Fermentões. Já Solange Silva é uma empreendedoras que espera obter formação para concretizar projectos de turismo sustentável e agricultura biológica integrada.

Na cerimónia de assinatura dos contratos que decorreu esta sexta-feira no salão nobre da Câmara Municipal de Guimarães, o Presidente do Município, Domingos Bragança, salientou que a incubadora de criação de empresas de base rural, insere-se na visão estratégica para o desenvolvimento do Concelho.

"Esta incubadora tem a ver com o caminho que escolhemos para o Concelho, de sustentabilidade ambiental. Não surgiu por acaso, tem tamb ém a ver com a candidatura a Capital Verde Europeia e com o desejo de que cada um dos vimaranenses seja um eco-cidadão, em nome da defesa do nosso planeta", afirmou.
Depois de um Verão dominado por grandes incêndios, Domingos Bragança lembrou que "a agricultura é a melhor via para defender a floresta".
Por seu turno, a vereadora Sofia Ferreira, salientou a importância do papel que a incubadora de base rural pode desempenhar na criação de emprego e consequente desenvolvimento económico do Concelho.
"Este projecto faz parte do caminho traçado em prol do empreendedorismo qualificado de base rural, de dinamização da economia e, consequentemente, de criação de emprego", referiu.

No encerramento da sessão, o Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, considerou que a incubadora de base rural é "simbólica" a diversos níveis, nomeadamente de que Guimarães "é um bom exemplo de um Concelho que não se resigna".
"O País não tem que ser constituído pelo país urbano e rural, um país desenvolvido e outro abandonado e pobre e este projecto da incubadora prova a aposta no mundo rural, com inovação fruto de um projecto incorpóreo e desenvolvido em partilha", salientou. 

Na sua intervenção, o governante lembrou que está em fase de consulta pública o Estatuto da Pequena Agricultura Familiar, ao mesmo tempo que está em preparação o Estatuto do Jovem Empresário Rural. 

 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Lobo (Permanente)
Avenida de Londres, 284

Vizela

Farmácia Alves (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 1078

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com