Curtas
«Memento - Raimundo Fernandes, um coleccionador de Guimarães», Casa da Memória. Até 4 de Março.
Facebook Twitter Google + YouTube
Sala de Cirurgia para Esterilizações vai ser inaugurada  no Canil/Gatil de Guimarães

Sala de Cirurgia para Esterilizações vai ser inaugurada no Canil/Gatil de Guimarães

Sociedade12 de Fevereiro, 2018 17:11

A Sala de Cirurgia para Esterilizações no Centro de Recolha Oficial - Canil/Gatil de Guimarães vai ser inaugurada no próximo dia 20, às 16h00.

Na última reunião do Executivo, foi aprovado por unanimidade o novo Regulamento do CRO. O documento contempla a adopção de um conjunto de medidas no sentido de se adaptar às exigências decorrentes da lei vigente, abrangendo a promoção de acções de reforço de bem-estar animal. 

"O nosso espaço é um centro oficial de recolha de animais que está devidamente licenciado", insistiu a Vereadora do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente, ao revelar que o Município investiu na melhoria dos serviços, dotando o CRO de mais recursos.
"O novo Regulamento resulta de uma auscultação feita junto de quem entendeu dar o seu contributo", continuou Sofia Ferreira. "É um regulamento participado, em que ouvimos vários intervenientes e estamos conscientes que cumpre a lei e vai dar um enorme contributo para que possamos vir a intensificar ainda mais as actividades a dinamizar no âmbito do CRO", referiu.

A Vereadora do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente salientou que "o novo regulamento permite a abertura a parcerias com um conjunto de instituições e também ao nível do voluntariado". "Temos o objectivo de criar melhores condições e facilitar o envolvimento das instituições com intervenção nesta área que num espírito de verdadeira parceria contribuam para que seja possível atingirmos os nossos objectivos. 

"Dentro desta estratégia municipal de promoção de adopção e bem-estar animal", acrescentou Sofia Ferreira, o Município está a implementar o programa CED - Captura, Esterilização e Devolução de gatídeos, de forma a controlar colónias de gatos existentes em Guimarães". "Prevemos que após a aprovação do novo Regulamento seja possível criar parcerias com instituições para reforçarmos a nossa intervenção nesta área", admitiu, ao realçar que o CRO sofreu obras que permitiram a melhoria dos serviços, num investimento que privilegiou também a aquisição de equipamentos "para criar a sala de cirurgias". "Durante este mês estão criadas as condições técnicas para que seja possível no CRO proceder-se à realização de intervenções e esterilizações, iniciativa que está programada para este mês", sublinhou a responsável, ao frisar que "o novo Regulamento vem ao encontro desta estratégia que tem como objectivo geral garantir a melhoria das condições de bem-estar animal". "Estamos fortemente convictos de que estão criadas as condições para evoluirmos positivamente nesta área", anotou.

Fazendo questão de destacar a importância dos animais de estimação no contexto familiar, Sofia Ferreira assume que o Município "tem de acompanhar a evolução da sociedade". "O animal de companhia tem vindo a ocupar uma função cada vez mais importante junto das pessoas e há uma melhor consciencialização na forma de tratamento e acolhimento dos animais", disse, ao realçar que o novo Regulamento permitirá o aprofundamento da discussão e reflexão sobre esta área, estando prevista a implementação de campanhas de sensibilização. "É fundamental que o trabalho material que está em curso e a ser desenvolvido seja acompanhado de acções de sensibilização e consciencialização junto da população". "É uma área a reforçar, bem como as iniciativas que já existem e estão no terreno, nomeadamente o recurso e utilização dos novos meios de comunicação para a divulgação das responsabilidades junto de quem tem animais de companhia", indicou, ao exemplificar que "quem tem um cão tem de fazer o registo na Junta de Freguesia da área de residência, ter a vacinação em dia". 

O Centro de Recolha Oficial tem como objectivo primordial minimizar o sofrimento dos animais de estimação que se encontram abandonados no município de Guimarães, garantindo a saúde animal.  Esta missão é complementada com a necessidade de desenvolver acções e usar de todos os meios ao seu alcance para tentar arranjar um novo detentor responsável pelo seu bem-estar.

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Horus (Permanente)
Largo do Toural, 26

Vizela

Farmácia Alves (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 1078

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com